Sumários

TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA – Documento digital final

9 Março 2021, 14:00 Hugo Martins Gonçalves Ferrão

Tapeçaria ContemporâneaDocumento digital final. Tapeçaria II – Desenvolvimento. Apresentação da matriz do documento digital final (aproximações). Uma exposição virtual:  «Tapeçaria Contemporânea – Afogo Digital» (título provisório), a realizar em colaboração com o Museu de Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino. Estruturação e participação. A ideia de ArtFabLab, associada à noção de laboratório artístico experimental, constituindo as aulas um «lugar imagético» onde se desenvolvem metodologias criativas e exploram novas áreas como a Fiber Art e a Textile Art, abrindo espaço à reflecção e teorização destas matérias em estreita relação com a Tapeçaria Contemporânea. Aula realizada na plataforma Zoom/Colibri.


TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA – Studio, territorialidade experimental.

4 Março 2021, 14:00 Hugo Martins Gonçalves Ferrão

Tapeçaria Contemporânea – Studio, territorialidade experimental. Enquadramento de projectos de tapeçaria contemporânea. A ideia de programa pictórico na obra de Maurice Denis e a sua relação com os Ateliers d’Art Sacré (1919-1947). Desenvolvimento da experimentação, testagem e criação de instrumentos, materiais e técnicas. A qualidade estética e técnica das propostas. Construção de maquetes como forma de aproximação às obras a realizar. Definição do espaço expositivo. Preparação do texto (memória descritiva) do projecto até 1000 palavras a integrar no documento digital a fornecer. Aula Studio, realizada na plataforma Zoom/Colibri.


CONTEXTILE 2020 – Bienal de Arte Têxtil contemporânea e o papel da unidade curricular de Tapeçaria

2 Março 2021, 14:00 Hugo Martins Gonçalves Ferrão

Contextile 2020 – Bienal de Arte Têxtil contemporânea e o papel da unidade curricular de Tapeçaria. Apresentação da cartografia do imaginário das jovens estudantes da Tapeçaria,  integrada na licenciatura em Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, capaz de evocar a construção dos «lugares de existência», onde se cruzam memórias e esquecimento, evocando constantemente os sentidos/sentires estéticos revelados nas experiências vivências que permitem abrir vastos horizontes plásticos. A Contextile 2020, realizada no contexto adverso da pandemia «COVID-19» teve na categoria de «Emergências» a participação das alunas: Expuseram as suas obras: Aline Welmer, Ânia Pais, Bárbara Braz, Carlota Bóia Neto, Catarina Mil-Homens, Daniela Landeiro, Joana Batista, Liliana Ferreira, Maria Madeira, Maria Marcos, Margarida Rodrigues e Soraia Cortez. Aula realizada através da plataforma Zoom/Colibri. 


TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA – a ideia de Studio, como lugar de experimentação

25 Fevereiro 2021, 14:00 Hugo Martins Gonçalves Ferrão

Tapeçaria Contemporânea – a ideia de Studio, como lugar de experimentação. Enquadrar projectos de tapeçaria contemporânea assentes em pensamento e linguagem plástica reveladores de identidade e autoria. Conceber um projecto, bi ou tridimensinal, individual, para uma instituição pública ou privada. Preparação de materiais (registos gráficos, fotográficos, pesquisas de diversa ordem). Imagética têxtil, aspectos simbólicos da narrativa artística da Tapeçaria Contemporânea, da Textil Art e da Fiber Art.  Reinvenção metodológica e experimental permanente no sentido de expandir a qualidade estética e plástica, pela integrando, novas ideias provenientes de outras áreas, como estratégia potenciadora das propostas. Aula Studio, realizada na plataforma Zoom/Colibri.


TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA - Legado e Património

23 Fevereiro 2021, 14:00 Hugo Martins Gonçalves Ferrão


TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA - Legado e Património. Hugo Ferrão – legado e património 1987-2021. O histórico da unidade curricular de Tapeçaria. A ideia de ArtFabLab - Protocolo Experimental da Tapeçaria. A relação de proximidade com o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino. O espaço museológico da Galeria Exp. Temporárias do Castelo-Portalegre. Manufactura de Tapeçaria de Portalegre (Guy Fino, Manuel Peixeiro e Elsa e Vera Fino, guardiãs de um património de Tapeçaria Contemporânea extraordinário). O futuro inventa-se.