Sumários

Miguel Ângelo: teoria, processos criativos e de trabalho.

21 Novembro 2024, 14:00 Eduardo Manuel Alves Duarte

Miguel Ângelo: teoria, processos criativos e de trabalho. A importância doo desenho e dos modelos no renascimento. 


Teste de avaliação

14 Novembro 2024, 14:00 Eduardo Manuel Alves Duarte

Teste de avaliação.


Alberti e a escultura. O paragone de Leonardo.

7 Novembro 2024, 14:00 Eduardo Manuel Alves Duarte

Leon Battista Alberti e a teoria da arte. O De Pittura e o De Statua. Lorenzo Ghiberti e os Commentarii. O concurso para as portas do batistério de Florença de 1402: as propostas de Ghiberti e de Brunelleschi. A escultura de Ghiberti e as Portas do Paraíso. As ideias e a escultura de Donatello. Leonardo e o Paragone


Villard de Honnecourt. Cennino Cennini. A escultura dos séculos XIII e XIV em Itália.

31 Outubro 2024, 14:00 Eduardo Manuel Alves Duarte

Villard de Honnecourt: o desenho de arquitetura e de escultura. Cennino Cennini e o Libro dell’Arte . A escultura dos séculos XIII e XIV em Itália: Nicola e Giovanni Pisano. Andrea Pisano e as ports do batistério de Florença. A teoria da arte e da escultura no renascimento em Itália. Os tratados artísticos de Leon Battista Alberti.  


Iconoclastia e iconofilia. Patriarca Germano de Constantinopla e S. João Damasceno. A escultura românica e gótica. S. Bernardo de Claraval, Teófilo, S. Tomás de Aquino, Witello e a Legenda Áurea.

24 Outubro 2024, 14:00 Eduardo Manuel Alves Duarte

Iconoclastia e iconofilia: a crise iconoclasta e o II Concílio de Niceia. O pensamento iconófilo do patriarca Germano de Constantinopla e de S. João Damasceno. A escultura românica e gótica: formas, influências, evolução e a importância da cor. Alguns escultores e obras paradigmáticas. S. Bernardo de Claraval: pensamento estético e artístico. Teófilo e o De Diversis Artibus. S. Tomás de Aquino: a arte e a escultura. Witello: a ótica e a luz. Jacques de Voragine e a Legenda Áurea