Sumários
Brunelleschi. Donatello. Mantegna. O Paragone. O Hypnerotomachia Poliphili. Durer. Michelangelo.
3 Novembro 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
Brunelleschi: escultura e arquitetura. Donatello: a nudez clássica de David e a estátua equestre de Gattamelata. Mantegna e a representação das esculturas da Antiguidade. Leonardo e o Paragone. O Hypnerotomachia Poliphili e a escultura do renascimento. Durer e o os livros das proporções humanas. Michelangelo: metodologia do trabalho escultórico.
A teoria da escultura no Renascimento.
27 Outubro 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A teoria da escultura no Renascimento. Os escultores dos séculos XIII e XIV, os Pisanos. Alberti e a teria d a pintura e da escultura. O De statua: conceitos, instrumentos e medidas. Ghiberti e os Commentarii. O concurso para as portas do batistério entre Ghibert e Brunelleschi.
Iconoclastas e iconófilos. S. Berardo e S. Tomás de Aquino. Cennino Cennini
20 Outubro 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
Iconoclastas e iconófilos. A vitória dos iconófilos: o patriarca Germano de Constantinopla e S. João Dasmasceno. a escultura romãnica e a gótica. A importãncia da cor. S. Berardo e a arte cisterciense. Teófilo e o livro Sobre as diferentes artes. S. Tomás de Aquino. Witello. A Legenda Dourada. Iconoclastas e iconófilos. S. Berardo e a arte cisterciense. Teófilo e o livro Sobre as diferentes artes. S. Tomás de Aquino. Witello. A Legenda Aurea. Villard de Honnecourt e o desenho, a arquitetura e a escultura. Cennino Cennini o Libro dell'Arte. O desenho a observação e a importância dos moldes.
Os autores romanos. A teoria da arte e da escultura na Bíblia. A teoria da arte e a arte paleocristã.
13 Outubro 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
Plínio e a História Natural.
6 Outubro 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
Plínio e a História Natural: a teoria da arte e da escultura.