Sumários
A escultura modernista em Portugal. A escultura contemporânea.
6 Junho 2025, 16:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A escultura modernista em Portugal: Francisco Franco, Diogo de Macedo e Canto da Maia. A escultura contemporânea em Portugal: os heróis e o anti-herói de João Cutileiro. A teoria da escultura em Alberto Carneiro, Clara Menéres e Rui Chafes.
Romantismo, realismo e naturalismo. Simões de Almeida e Soares dos Reis.
30 Maio 2025, 16:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
Romantismo, realismo e naturalismo. Os monumentos românticos e os heróis nacionais. Simões de Almeida e Soares dos Reis.
Joaquim Machado de Castro. A Academia de Belas-Artes de Lisboa e Francisco de Assis Rodrigues.
23 Maio 2025, 16:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
Joaquim Machado de Castro: obra teórica e escultura. A estátua equestre de D. José I. O ensino das artes e da escultura no século XVIII. Cirilo Volkmar Machado. A Academia de Belas-Artes de Lisboa: fundação, cursos, cadeiras e pedagogia. Francisco de Assis Rodrigues: obra teórica e escultórica.
A escultura barroca em Portugal: autores, obras e práticas.
16 Maio 2025, 16:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A escultura barroca em Portugal: autores, obras e práticas. Manuel Pereira, Monges de Alcobaça, Frei Cipriano da Cruz, Claude Laprade, escultura de Mafra, Alessandro Giusti, Jacinto Vieira e José de Almeida. Os Artefactos Symmetriacos e Geometricos do Padre Ignácio da Piedade Vasconcelos. Manuel de Azevedo Fortes e o racionalismo.
O Concílio de Tento e a Contrarreforma. Consequências para a teoria da arte e da escultura portuguesa.
9 Maio 2025, 16:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
O Concílio de Tento e a Contrarreforma. Consequências para a teoria da arte e da escultura portuguesa. O pensamento de S. Bartolomeu dos Mártires, Frei Heitor Pinto, Frei Isidoro Barreira, Frei António das Chagas, Padre António Vieira, Padre Manuel Bernardes. A arte e a escultura tridentina e pós-tridentina.