Sumários

2ª AULA

24 Fevereiro 2021, 14:00 Cristina Azevedo Tavares


Dando continuidade à matéria introduzida na aula anterior em que se caraterizou o desenho como linguagem universal e se referiram as diferentes tipologias, entrou-se no tema o Desenho e o Gesto, desenvolveu-se a partir de diversos exemplos de obras de artistas e também num contexto histórico e de teoria da arte abrangentes. 
Caraterizou-se a dimensão do gesto e desenvolveu-se o Desenho como Contorno mediante a a presentação de diversos artistas. Mencionou-se a origem do desenho a partir de Plínio O Velho e Giorgio Vasari.
 Em seguida entrou-se noutra perspetiva evidenciando a importância do diálogo entre a da Sombra e da Luz como elementos constituintes do desenho e o modo como diferentes artistas o trabalharam, respetivamente Picasso e Severini.


1ª Aula

17 Fevereiro 2021, 14:00 Cristina Azevedo Tavares

 

Apresentação dos conteúdos programáticos, método e etapas da avaliação e referências bibliográficas. 
A avaliação é  constituída por um teste (final de maio) sobre a matéria e um trabalho (a entregar em junho).
O trabalho consiste na análise de um desenho selecionado para o efeito, com enquadramento histórico e na teoria da arte e um comentário (crítica). 
O trabalho terá entre 5 a 8 páginas, máximo 10. letra Times Roman ou equivalente, corpo 12, parágrafo simples.

O trabalho deverá conter: índice, introdução, enquadramentos e Conclusão/comentário, e no final as referências bibliográficas. 

O trabalho e a bibliografia deve seguir uma norma bibliográfica (Norma Portuguesa, Harvard, APPA) a que melhor se adequar ao vosso trabalho

Até final de abril devem enviar a proposta do trabalho devidamente identificada, com uma fotografia e as referências do material consultado.

A acrescentar à bibliografia dada no programa:

RODRIGUES, Leonor Madeira-  Desenho?, Edição Quimera: Lisboa, 2003.

Desenho Antigo na Coleção da FBAUL,Ed. FBAUL: Lisboa, 2010. (Textos e Coordenação de Alberto Faria).

VENTURI, Lionello-História da Critica de Arte, Edições 70: Lisboa,1984. 

Na segunda parte da aula fez-se um introdução ao papel do desenho quer através do modo como as línguas se apropriam deste termo, das sua diferentes tipologias e da relação do desenho: mão e conceção., assim como a captação do real e a ampliação do imaginário. Iniciou-se o tema do Desenho e Gesto para esclarecer a presença deste em diferentes épocas históricas.