Sumários
Visualidade: o visível e o invisível
15 Novembro 2023, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O que é uma imagem? As grandes funções da imagem: tornar visível o invisível e tornar visual o que não tem uma natureza visual. Tipos de imagens: imagens materiais e imagens não materiais; imagens mentais. Elementos fundamentais à definição do conceito de imagem. A imagem como objecto de comunicação e objecto de cultura. O céu como um campo privilegiado para compreender as grandes funções da imagem.
O observador e as imagens: construção e transformação
8 Novembro 2023, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O papel da atenção visual na percepção das imagens. Atenção e movimento dos olhos: William Hogarth, Roger de Piles e Leonardo da Vinci. A recolha da informação e os processo de atenção visual. Sequências de observação, padrões e tipos de movimentos oculares: os resultados da mais recente investigação.
As imagens do observador: figuração e desfiguração (II)
25 Outubro 2023, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
Charles Le Brun, a conferência sobre a fisiognomonia (1668), os respectivos desenhos e suas consequências na cultura visual moderna. De Charles Darwin, A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais (1872), à neurologia das emoções (António Damásio). O rosto e a expressão das emoções na arte: uma viagem em várias etapas.
As imagens do observador: figuração e desfiguração (I)
18 Outubro 2023, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
Annibale Carracci: a caricatura (ritratto carico ou retrato carregado) e a importância dos affetti na apreciação do valor das imagens. René Descartes e o tratado As Paixões da Alma(1649): o âmbito e o conteúdo do tratado. Charles Le Brun e a conferência sobre a expressão das emoções (1668): relação com o tratado de Descartes (a criação de um "catálogo visual" e de um método de representação das emoções a partir do "catálogo conceptual" de Descartes) e os respectivos desenhos: esboços, diagramas e obras finais.
As imagens e o observador: emoção e rapto (II)
11 Outubro 2023, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O uso da emoção, do pathos e da enfatização dramática como meio privilegiado para conquistar a atenção do observador meio privilegiado e concretizar eficazmente o rapto do observador na época moderna e contemporânea. Exemplos visuais diversificados e recurso a diferentes formas extremas de emoção. O paradoxo moderno: da facilidade de produção de imagens à dificuldade de as impor.