Sumários
Da cultura de imagens à cultura visual: disseminação, contaminação e excesso
16 Dezembro 2020, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O omnipresente ecrã: a moderna cultura visual e o papel dos ecrãs (cinema, televisão, computadores, telemóveis, tablets). Cultura visual: uma definição; suas características. Nicholas Mirzoeff e Martin Heidegger. Disseminação, contaminação e crise: a cultura visual e a democracia.
Um mundo de imagens: idolatria e iconoclastia
9 Dezembro 2020, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
A crença e a descrença nas imagens: iconofilia e iconofobia, idolatria e iconoclastia. A imagem e a religião: do Génesis ao Livro do Êxodo (o episódio do "bezerro de ouro"); dos Budas Gigantes de Bamyan aos "cartoons de Maomé" e ao ataque ao Charlie Hebdo. O Reforma e Contra-Reforma: o Concílio de Trento e a decisão acerca das imagens.
A arte e o moderno conflito entre idolatria e iconoclastia: Andres Serrano e Chris Ofili; Ecce homo, de Elisabeth Ohlson Wallin. A polémica em torno das campanhas publicitárias da Dolce & Gabanna, da Calvin Klein, da Benetton e de outras marcas.As imagens e o mundo: o natural e o artificial
2 Dezembro 2020, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
A época moderna e contemporânea como cultura visual. As imagens a partir do natural e as imagens a partir de outras imagens. O desafio do desconhecido: o papel do conhecido, do familiar e da cultura visual na resposta dos artistas. As reflexões de E. H. Gombrich e apresentação de vários exemplos.
Representação: a substituição e a simulação (II)
25 Novembro 2020, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
As imagens como objectos paradoxais porque permitem, ao mesmo tempo, ver algo como estando e não estando lá, ver o que está nelas e para além delas, ver tanto a superfície como o espaço; e os observadores como sujeitos paradoxais por serem capazes de sustentar esta dupla consciência da superfície e do espaço, de compatibilizar o que é apresentado com o que é representado; capazes, portanto, de ver a imagem e aquilo que ela representa.
Representação: a substituição e a simulação (I)
18 Novembro 2020, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O duplo sentido da imagem como representação: porque permite tornar presente o ausente e porque está em vez de outro algo, assumindo o papel de um substituto daquilo que representa. As representações de imagens mentais: o caso dos sonhos.