Sumários
Duplicação e distopia: Frankenstein, Dr. Jekyll and Mr. Hyde, Metropolis e Blade Runner
23 Maio 2024, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
A beleza na modernidade: confluência e conflito. A transfiguração do mito de Pigmaleão. Do sublime ao monstruoso: Frankenstein de Mary Shelley (1817) como crítica ao belo e ao sublime de I. Kant e á beleza terno-científica. Dr. Jekill and Mr. Hyde de Robert L. Stevenson (1885): o bem e o mal na criação moderna. Orlan, Stelarc, Metropolis, Blade Runner.
Reprodução e utopia: a fotografia, o movimento e o tempo
16 Maio 2024, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O instante versus a decorrência. Das artes do espaço e das artes do Tempo: Shaftesbury, Thomas Harris e G. Lessing (Laoconte).
O mito de Pigmalião e o poder da imagem. Introdução à Parte III
9 Maio 2024, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O mito de Pigmalião e as suas representações e metamorfoses modernas. Pigmalião, do poder do amor ao poder da imagem enquanto amor pelas imagens. Galateia como ser biónico: os seres automáticos, robotizados, andróides.
O mito de Medusa e o poder da visão Introdução à Parte II
2 Maio 2024, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
Perseu e Medusa: o belo e o monstruoso, a visão e a cegueira. Dualidades de Medusa e as fragilidades de Perseu: o olhar que petrifica e o escudo que reflete, o sangue que mata e o sangue que faz renascer. A experiência dos Ganzfeld.
Projecções e reflexos: o observador dentro da imagem
18 Abril 2024, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O espaço perspéctico: o ponto cêntrico, o lugar do observador e a negação da superfície. Os limites da perspetiva: o céu como reflexo. Espelhos: Jan van Eyck, Quentin Massys, Parmigianino, Vélazquez e depois (Édouard Manet, Lucas Samarras, Jeff Wall, Gabriel Abrantes, Matej Kren, Olafur Eliasson).