Programa

Teoria da Imagem II

Licenciatura Bolonha em Design de Equipamento

Licenciatura Bolonha em Arte Multimédia

Licenciatura Bolonha em Ciências da Arte e do Património

Licenciatura Bolonha em Desenho

Licenciatura Bolonha em Escultura

Licenciatura Bolonha em Pintura

Licenciatura Bolonha em Design de Comunicação

Programa

INTRODUÇÃO Teoria da Imagem e Estudos Visuais, breve história de um campo de investigação recente Warburg e o Atlas Mnemosyne: da memória das imagens à memória coletiva PARTE I. O MITO DE NARCISO: O VISÍVEL E O VISUAL 1.1. O mito de Narciso e o poder do observador 1.2. Visões e projeções: o olho e a máquina de Brunelleschi 1.3. Projeções e reflexos: o observador dentro da imagem PARTE II. O MITO DE MEDUSA: A VISÃO E A CEGUEIRA 2.1. O mito de Medusa e o poder da visão 2.2. Narciso versus Medusa: beleza, fealdade e grotesco 2.3. Visão e Violência: o outro sexo PARTE III. O MITO DE PIGMALIÃO: O REAL E O VIRTUAL 3.1. O mito de Pigmalião e o poder da imagem 3.2. Reprodução e utopia: a fotografia, o movimento e o tempo 3.3. Duplicação e distopia: Frankenstein, Dr. Jekyll and Mr. Hyde, Metropolis e Blade Runner