Sumários
Tradição e modernidade do uso dos metais na escultura
26 Outubro 2020, 10:00 • José Manuel da Silva Teixeira
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89628761481?pwd=R3VvbU9rdDVVY25rdEUzMlk4QTZQZz09
Apresentação sistemática de métodos e procedimentos escultóricos associados à fundição dos metais ferrosos e não ferrosos. Características técnicas, morfológicas e expressivas dos metais. Exemplos de obras paradigmáticas da antiguidade à modernidade.
Bibliografia:
“Descrição dos trabalhos que se executaram sob a direcção do Tenente General Bartholomeu da Costa para fundir em bronze de um só jacto a Estátua Equestre D’el Rei D. José I”, Boletim do Arquivo Histórico Militar, 45º Vol., Lisboa, 1975
DUPIN, Jaques (texto)/ CATALÀ-ROCA (fotografia), Miró Escultor, Europa América, Lisboa, 1974
FERREIRA, José Manuel Carvalho, Tecnologia da fundição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010
KUTCHER, A., Tecnologia dos Metais, Moscovo, Ed., MIR, 1989
MILLS, John, The Encyclopedia of Sculpture Techniques, New York, Watson Guptill Publications, 1990
Métodos e procedimentos escultóricos associados ao sistema clássico e ao modernismo
19 Outubro 2020, 10:00 • José Manuel da Silva Teixeira
Sumário:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89498973478?pwd=L1NzWWdVRXJYa1Fyb250T0l2dkl4dz09
Apresentação sistemática de métodos e procedimentos escultóricos associados ao sistema clássico e ao modernismo recorrendo a imagens e a obras paradigmáticas.
Definição e caracterização dos conceitos de modernismo e modernidade.
Bibliografia:
CALINESCU, Matei, As Cinco Faces da Modernidade, Lisboa, Veja, 1999
ELIADE, Mircea, «Brancusi e as mitologias» in, A provação do labirinto, (diálogos com Claude-Henri Rocquet) Lisboa, Dom Quixote, 1987, pp., 143-149
Continuação da aula anterior. “’o “beijo’ e a talha direta”. Acerca da Estética do bloco e da monumentalidade vertical na escultura.
12 Outubro 2020, 10:00 • José Manuel da Silva Teixeira
Aula por videoconferência:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88918641064?pwd=SmlKcEM1OVFXYVNlMlErYXZvVU5MQT09
Abordagem clássica e moderna no âmbito da tecnologia da pedra. A talha direta e o sistema clássico, métodos indiretos de ampliação/ redução e transladação.
Representação, modelo, anatomia artística (fisionomia, fisiognomia) cânones. Tratadística relacionada com as questões de método do sistema clássico.
Análise do ensaio: «Brancusi e as mitologias», Percurso e motivações de uma obra influenciada pelo primitivismo cujo percurso se fez da figuração para abstração. Contraste entre ‘talhe directo’ e sistema clássico da escultura
Bibliografia:
TEIXEIRA, José (2013) “Sobre o procedimento introspectivo na escultura em pedra, a propósito de monolitismo e auto-representação em António Duarte” / “On the introspective process of stone sculpture in monolithism and self-representation in António Duarte´s Work”, in, António Duarte, Lisboa, Caleidoscópio, 2013, pp., 78-107. ISBN 978-989-658-203-6
TEIXEIRA, José, (2008) Escultura Pública em Portugal: Monumentos, Heróis e Mitos - séc. XX (Tese de Doutoramento) http://hdl.handle.net/10451/661
WITTKOWER, Rudolf (1989) Escultura. São Paulo: Martins Fontes.
“’o “beijo’ e a talha direta” Abordagem iconológica da Escultura em pedra. Estética do bloco e monumentalidade vertical na escultura.
28 Setembro 2020, 10:00 • José Manuel da Silva Teixeira
Descrição:
Aula por videoconferência: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81954601665?pwd=UUE0MU10WmhiYTg1TVZkWUY1ekpCdz09
Aproximações iconográficas e metodológicas das obras homónimas de Rodin e Brancusi. Abordagem clássica e moderna no âmbito da tradução da escultura em pedra.
Conceitos: Sistema clássico =/= Sistema Moderno; non finito; teoria neoplatónica da escultura; Escultura Pública =/= Poética de autor;
Verdade do material/ respeito pelo material / desnaturalização dos materiais
Bibliografia:
ARNHEIM, Rudolf (1990) Arte e Percepção Visual. S. Paulo: livraria Pioneira Ed.
ARNHEIM, Rudolf (1990) O poder do Centro. Lisboa: Edições 70
ELIADE, Mircea (1987) «Brancusi e as mitologias» in, A provação do labirinto, (diálogos com Claude-Henri Rocquet) Lisboa, Dom Quixote, 1987, pp., 143-149
FREUD, Sigmund (1969) “o futuro de uma ilusão; o mal-estar na civilização” in, Obras Psicológicas Completas, Vol., XXI (1927-1931). Rio de Janeiro: Imago Editora, pp., 15-150
PANOFSKY, Erwin (1986) Estudos de iconologia, Temas Humanísticos na Arte do Renascimento. Lisboa: Estampa.
PANOFSKY, Erwin 1989) O Significado nas Artes Visuais. Lisboa: Presença
TEIXEIRA, José (2008) “A Imagem do Infante”, Arte Teoria, Revista do Mestrado em Teorias da Arte da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Nº 11, 2008, pp., 179-196. ISSN 1646-398X. http://hdl.handle.net/10451/17705
TEIXEIRA, José (2008) Escultura Pública em Portugal: Monumentos, Heróis e Mitos - séc. XX (Tese de Doutoramento) http://hdl.handle.net/10451/661
TEIXEIRA, José (2013) “Sobre o procedimento introspectivo na escultura em pedra, a propósito de monolitismo e auto-representação em António Duarte” / “On the introspective process of stone sculpture in monolithism and self-representation in António Duarte´s Work”, in, António Duarte, Lisboa, Caleidoscópio, 2013, pp., 78-107. ISBN 978-989-658-203-6
TEIXEIRA, José, (2008) Escultura Pública em Portugal: Monumentos, Heróis e Mitos - séc. XX (Tese de Doutoramento) http://hdl.handle.net/10451/661
WITTKOWER, Rudolf (1989) Escultura. São Paulo: Martins Fontes.
Apresentação presencial ( sala 405).
21 Setembro 2020, 10:00 • José Manuel da Silva Teixeira
Análise dos conteúdos programáticos e expectativas de trabalho para o semestre.
Algumas referências ao conceito de escultura numa perspetiva contemporânea.