A importância do plinto e a queda do pedestal na escultura
30 Novembro 2020, 10:00 • José Manuel da Silva Teixeira
Abordagem iconográfica da coluna enquanto tipologia da monumentalidade vertical. O plinto entre a convencionalidade da estrutura oitocentista e a integração na escultura moderna. Abordagem de casos paradigmáticos partir da obra de Rodin (Burgueses de Calais) e Brancusi (Coluna infinita). O minimalismo e a horizontalidade da escultura instalada no pavimento.
Bibliografia:
MADERUELO, Javier, la pérdida del pedestal, Madrid, Circulo de Bellas Artes, 1994
REMESAR, A. Para una Teoria del Arte Público, (Concurso de Cátedra) Departamento de Escultura, Universidade de Barcelona, 1997
ELIADE, Mircea, «Brancusi e as mitologias» in, A provação do labirinto, (diálogos com Claude-Henri Rocquet) Lisboa, Dom Quixote, 1987, pp., 143-149
ROWELL, Margit, Nota Prévia à exposição O que é a escultura Moderna, (Tradução de Maria João Fernandes) Paris, Centre Georges Pompidou, 1986