Currículo
Expressão Gráfica Criativa EGCri
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Condicionadas Desenho > Optativa IX
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
5. Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Desenvolver processos criativos em desenho. Promover a libertação do gesto. Superar as convenções gráficas e explorar marcas imprevistas. Identificação do potencial expressivo dos materiais: suportes e materiais atuantes. Incorporar no processo de trabalho dados do acaso, do inconsciente e da memória, promovendo uma atitude mais espontânea e intuitiva em relação ao desenho. Reforçar a noção de desenho como investigação plástica e motor de uma progressiva autonomia e capacidade de renovação dos processos criativos do futuro profissional.
Programa
6. Conteúdos programáticos O esboço rápido: gesto, fluência gráfica e pesquisa formal. Enquadramentos, escalas de representação e dinâmicas compositivas. O conceito de “Atlas” pessoal como repositório de imagens e referências temáticas a desenvolver. Exploração de grafismos provenientes de outras realidades visuais: páginas de jornais, livros, publicidade, etc. Exploração do potencial gráfico dos materiais atuantes, instrumentos riscadores e suportes menos convencionais. A natureza morta e as noções de arquivo e coleção. Paisagens inventadas, ou a herança criativa de Alexander Cozens. Mapas e sistemas: a expressão gráfica a recriar o mundo. A narrativa visual e as associações possíveis com a noção de montagem em cinema.
Método de Avaliação
8. Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico O trabalho a desenvolver assenta num conjunto de exercícios práticos que, partindo da análise de referentes selecionados, tridimensionais e bidimensionais, promovem a experimentação e reflexão sobre o desenho e a expressão gráfica. A par do trabalho experimental serão promovidas aulas expositivas com o objetivo de enquadrar as questões suscitadas pelos exercícios, alimentando dessa forma o interesse e a melhor compreensão do fenómeno artístico.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Creative Drawing.: SMAGULA, Howard J. 2002 2ª ed. London: Laurence King Publishing.
- A Pincelada Única.: SHITAO 2001 Guimarães: Pedra Formosa, Associação Cultural.
- Estratégias Del Dibujo en el Arte Contemporâneo: MOLINA, Juan José Gómez (coord.) 1999 Madrid: Ediciones Cátedra.
- Las Lecciones Del Dibujo.: MOLINA, Juan José Gómez (coord.) 1995 Madrid: Ediciones Cátedra.
- Matérias sensíveis.: MOLDER, Maria Filomena 1999 Lisboa: Relógio d’Água.
- Experimental Drawing.: KAUPELIS, Robert 1992 New York: Watson-Guptill publications.
- The Art of Responsive Drawing.: GOLDSTEIN, Nathan 1999 5ª ed. New Jersey: Prentice-Hall.
- O estúdio de Alberto Giacometti: GENET, Jean 1999 Lisboa, Assírio e Alvim.
- Berger on Drawing: BERGER, John 2005 1ªed. Aghabullogue: Occasional Press.
- Modos de Ver: BERGER, John 1982 Lisboa: Edições 70