Currículo

Expressão Gráfica Criativa EGCri

Contextos

Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Condicionadas Desenho > Optativa IX

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

5. Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) Desenvolver processos criativos em desenho. Promover a libertação do gesto. Superar as convenções gráficas e explorar marcas imprevistas. Identificação do potencial expressivo dos materiais: suportes e materiais atuantes. Incorporar no processo de trabalho dados do acaso, do inconsciente e da memória, promovendo uma atitude mais espontânea e intuitiva em relação ao desenho. Reforçar a noção de desenho como investigação plástica e motor de uma progressiva autonomia e capacidade de renovação dos processos criativos do futuro profissional.

Programa

6. Conteúdos programáticos O esboço rápido: gesto, fluência gráfica e pesquisa formal. Enquadramentos, escalas de representação e dinâmicas compositivas. O conceito de “Atlas” pessoal como repositório de imagens e referências temáticas a desenvolver. Exploração de grafismos provenientes de outras realidades visuais: páginas de jornais, livros, publicidade, etc. Exploração do potencial gráfico dos materiais atuantes, instrumentos riscadores e suportes menos convencionais. A natureza morta e as noções de arquivo e coleção. Paisagens inventadas, ou a herança criativa de Alexander Cozens. Mapas e sistemas: a expressão gráfica a recriar o mundo. A narrativa visual e as associações possíveis com a noção de montagem em cinema.

Método de Avaliação

8. Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico O trabalho a desenvolver assenta num conjunto de exercícios práticos que, partindo da análise de referentes selecionados, tridimensionais e bidimensionais, promovem a experimentação e reflexão sobre o desenho e a expressão gráfica. A par do trabalho experimental serão promovidas aulas expositivas com o objetivo de enquadrar as questões suscitadas pelos exercícios, alimentando dessa forma o interesse e a melhor compreensão do fenómeno artístico.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Creative Drawing.: SMAGULA, Howard J. 2002 2ª ed. London: Laurence King Publishing.
  • A Pincelada Única.: SHITAO 2001 Guimarães: Pedra Formosa, Associação Cultural.
  • Estratégias Del Dibujo en el Arte Contemporâneo: MOLINA, Juan José Gómez (coord.) 1999 Madrid: Ediciones Cátedra.
  • Las Lecciones Del Dibujo.: MOLINA, Juan José Gómez (coord.) 1995 Madrid: Ediciones Cátedra.
  • Matérias sensíveis.: MOLDER, Maria Filomena 1999 Lisboa: Relógio d’Água.
  • Experimental Drawing.: KAUPELIS, Robert 1992 New York: Watson-Guptill publications.
  • The Art of Responsive Drawing.: GOLDSTEIN, Nathan 1999 5ª ed. New Jersey: Prentice-Hall.
  • O estúdio de Alberto Giacometti: GENET, Jean 1999 Lisboa, Assírio e Alvim.
  • Berger on Drawing: BERGER, John 2005 1ªed. Aghabullogue: Occasional Press.
  • Modos de Ver: BERGER, John 1982 Lisboa: Edições 70

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre