Currículo
Design de Identidade DIde
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativa III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Design de Identidade tem por objetivo principal dotar os estudantes dos conceitos, princípios e métodos projetuais de base à área da identidade organizacional, designadamente aqueles relacionados com o design de sistemas de identidade visual e ‘branding’ (OA1). A criação de uma identidade convoca, além do design, as áreas da semiótica, gestão, marketing e comunicação, devendo o aluno saber: distinguir famílias de signos e identificar os fatores críticos de singularidade visual (OA2); situar os conceitos de posicionamento, imagem e identidade (OA3); interpretar um ‘briefing’ e sintetizar os seus pontos cruciais (OA4); identificar e analisar a ‘concorrência’ (OA5); identificar públicos preferenciais e saber como os engajar (OA6); conhecer os suportes de comunicação, o seu alcance e importância relativa (OA7); definir o ‘problema’, estabelecer objetivos e escolher a metodologia de ação (OA8); testar as propostas, controlar a sua interpretação e avaliar as suas consequências (OA9).
Programa
O programa combina uma forte componente teórica de enquadramento com a experimentação e a prática projetual vocacionada para a resolução de situações concretas e preferencialmente aplicada a casos reais. O percurso inicia-se com um conjunto de aulas teóricas de explanação dos conceitos, princípios e métodos associados à temática da identidade organizacional (CP1) e de enquadramento das áreas concomitantes da semiologia (CP2), gestão e marketing (CP3) e comunicação (CP4). Prossegue com a realização de exercícios elementares (CP5), que se vão tornando tendencialmente mais complexos até culminar no desenvolvimento de um projeto de identidade coordenada que, para além da imagem gráfica central, inclua também todas as dimensões visíveis e projetáveis da atividade da organização, de produtos e serviços a sistemas de informação e comunicação, de ambientes a equipamentos, uniformes ou veículos (CP6).
Método de Avaliação
A metodologia pedagógica promove a interatividade, sendo preocupação a contínua participação dos estudantes, quer de forma individual quer no trabalho em equipa. Os métodos pedagógicos farão recurso a: 1) Exposição oral do docente e convidados eventuais; visionamento de material audiovisual; casos de estudo; 2) Resolução de exercícios práticos em grupo e individualmente; pesquisa e análise de informação real pelos discentes (recolha de informação através de observação, entrevistas, informação secundária). 3) Conceção e desenvolvimento de projeto de identidade visual coordenada. A classificação final da disciplina de Design de Identidade (0 a 20 valores) resulta da ponderação de: 1) Avaliação periódica (80%): - 2 exercícios práticos (20% + 20%) + 1 projeto final de identidade (40%) 2) Avaliação contínua (20%): - assiduidade e participação 3) Avaliação Final (apenas para estudantes com classificações entre 7 e 9 valores nas avaliações periódica e contínua) (20%) - Exercício
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Company Image and Reality: A Critique of Corporate Communications, London: Holt, Rinehart & Winston.: Bernstein, D. 1992
- Strategic Brand Management, London: Pearson.: Keller, K. L. 2013
- Corporate Identity, London, Thames & Hudson, 1989, 224 p.: Olins, W. 1990
- What you see is what you get? The Image and Visual Identity, Lisboa: Fbaul/Cieba.: Vilar, E. 2023
- A Imagem da Organização, Lisboa: Quimera.: Vilar, E. 2006
Secundária
- "Corporate Identity: The Power and the Paradox", Design Management Journal, Winter, pp.39-44.: Balmer, J. M. T. 1995
- No Logo, London: Picador.: Klein, N. 2009