Currículo
Escultura III Esc-III
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Área científica: Escultura. Grau de ensino Licenciatura- Esc III. 6ECTS. Nível II*. Semestral. Horas de contacto (TP 126 + OT 14 horas). Aquisição de competências teórico práticas em referência às exigências da prática e teoria escultórica. Relação entre Poética e, Tema, Ideia ou Conceito, Forma escultórica. Fomento da atitude experimental dos alunos, para a criação de processos individuais de trabalho e desenvolvimento de poéticas pessoais. Início da criação de um percurso com autonomia de pensamento e de trabalho. Métodos e processos no desenvolvimento do projeto escultórico pessoal. Desenvolvimento do pensamento plástico, entender a linguagem metafórica das formas. Relação entre estrutura e morfologia, compreender a relação entre uma ideia e a sua materialização como forma. Pensar e fazer/fazer e pensar, encontrar afinidades e materializar e desenvolver correlações entre ideias e formas.
Programa
Iniciação a processos individuais de trabalho. Pesquisa de percursos individuais de trabalho, do pensamento à(s) obra(s), a partir de modelos reais ou modelos teóricos (nascidos da confrontação com determinadas realidades pessoais). Criação e desenvolvimento de um método ou processo de trabalho, mediante deter-minados pressupostos, desde as fases conceptuais à objectivação como formas. Relação entre forma e conteúdo, estrutura mental e estrutura física. Acordo entre Poética e, Tema, Ideia ou Conceito, Linguagem Plástica. Desenvolvimento de poéticas pessoais em linguagem tridimensional. O programa é abrangente no que diz respeito às motivações individuais e aberto aos vários canais de investigação. Estão implícitas múltiplas concepções e materializações plásticas na realização do(s) trabalho(s).
Método de Avaliação
Fundamentação teórica e empírica do referente de trabalho proposto. Desenvolvimento conceptual de sustentação formal. Realização de ensaios, esbocetos, estudos ou modelos tridimensionais de carácter evolutivo e conceptual. Realização de desenhos nos mais diversos meios e suportes e esculturas experimentais de pequeno/médio formato nas mais variadas matérias. Nas avaliações: observação direta do trabalho em progresso e processos de elaboração. O acompanhamento dos trabalhos é tão importante como o resultado final. A avaliação identifica os resultados do percurso e concede a devida atenção às capacidades e potencialidades demonstradas. A avaliação é realizada dentro dos critérios do “Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos Estudantes” Capítulo II da FBAUL – Contínua 20%, Periódicas 60%, Final 20%. Consta de apresentação oral e visualização dos trabalhos. Realizam-se duas avaliações periódicas: finais de Outubro e finais de Dezembro - em datas a designar.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão: Rudolf Arnheim 1989 Livraria Pioneira editora, São Paulo
- Modos de Ver: John Berger 2002 Col. Arte e Comunicação, Ed 70, Lisboa 2002
- One Place After Another site specific art and locational identity: Miwon Kwon 2004 MIT Press 2004
- Disordered Attention How we look at Art and Performance Today: Clair Bishop 2004 Verso
- Minimal Art A Critical Anthology: Gregory Battcock 1968 E. P. Dutton and Co, Inc