Currículo
Escultura IV Esc-IV
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Área científica: Escultura. Grau: Licenciatura-Escultura IV. Semestral. Horas de contacto TP 126 + OT 14 horas. 6 ECTS. Nível II* Aquisição de competências em função de poéticas e processos individuais de trabalho em referência à prática e teoria escultórica. Criação de um percurso com autonomia de pensamento e de trabalho. Métodos e processos no desenvolvimento do projeto escultórico pessoal. Desenvolvimento do pensamento plástico, da linguagem metafórica da matéria e a sua correlação com a forma. Relação entre estrutura e morfologia, entender a relação entre uma ideia e a matéria específica em que se materializa. Compreender que a poética formal se define em matérias e materiais específicos. Perceber que cada conteúdo tem uma determinada forma e uma determinada matéria ou, como determinada matéria constrange determinado conteúdo. Esta UC segue dá seguimento aos processos da UC Esc III. *Esta unidade curricular é de NÍVEL II. Deverá ser frequentada a meio do percurso académico.
Programa
Escultura IV segue a sequência natural dos conteúdos de Escultura III. Desenvolvimento dos processos individuais de trabalho e das poéticas pessoais ex- ploradas anteriormente. Definição de um método e/ou processo pessoal de trabalho, mediante determinados pressupostos, desde as fases conceptuais à objectivação como formas. Correlação entre Poética Individual, Tema, Ideia ou Conceito, Linguagem Plástica e Matérias ou Materiais. Afinidades entre forma e conteúdo, estrutura mental e estrutura física. Realização de formas em materiais de carácter mais definitivo. O programa é abrangente no que diz respeito às motivações individuais e aberto aos vários canais de investigação, respeitando as várias alternativas de trabalho e respec- tivas escolhas técnicas e estéticas dos alunos. Estão implícitas múltiplas concepções e materializações plásticas na realização do(s) trabalho(s).
Método de Avaliação
Realização de formas tridimensionais de caráter evolutivo e finalizado, devidamente estruturadas e fundamentadas conceptualmente. Realização de corpo de trabalho em materiais mais definidos e definitivos. Fundamentado através da relação entre o tema, objetivos e a especificidade da matéria. Avaliações: pressupostos encontrados através da observação direta do trabalho em progresso e os processos da sua elaboração. Sendo estes dois aspetos interdependentes, o acompanhamento e observação é tão importante como o resultado final. A avaliação incide numa observação atenta, direta e contínua que identifica os resultados do percurso e focado nas capacidades e potencialidades demonstradas. Critérios:“Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos Estudantes” Capítulo II da FBAUL – Contínua 20%, Periódicas 60%, Final 20%. Consta de apresentação oral e visualização dos trabalhos. Realizam-se duas avaliações periódicas: finais de Outubro e finais de Dezembro - datas a designar.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A Linguagem da Escultura: William Tucker 1999 trad. Antonio Manfredini, Cosac &Naify, São Paulo
- Disordered Attention How we look at Art and Performance: Clair Bishop 2024 Verso
- Minimal Art A critical Anthology: Gregory Battcock 1968 E.P. Dutton & Co, Inc.
- One Place After Another Site-Specific Art and Locational Identity: Miwon Kwon 2004 MIT 2002
- Art in Theory 1900-1990 An Anthology of Changing Ideas: Ed. Charles Harrison &Paul Wood 1992 Blackwell Publishers
- The Story of Art Without Men: Katy Hessel 2022 Penguin Random House