Currículo
Sistemas de Representação II SR-II
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Contribuir para o domínio da representação de morfologias tridimensionais através de registos gráficos analógicos e, posteriormente, através de softwares de 2D e de 3D CAD; Contribuir para a compreensão das estruturas espaciais e para a representação de elementos de morfologias tridimensionais; Contribuir para a apreensão metodológica do conhecimento das relações entre as formas geométricas e as formas plásticas, salientando as vantagens que resultam da aplicação das leis gerais da geometria projetiva aos processos concetuais; Aprofundar o domínio das técnicas de representação espacial através do estudo dos sistemas de projeção; Aplicação do desenho, de modelos tridimensionais e de maquetas físicas, como meios e como instrumentos concetuais para a realização do projeto artístico; Aplicação de softwares de 2D e de 3D CAD. Desenvolver os conhecimentos necessários, ao nível da representação gráfica formal, para uma melhor preparação no futuro exercício da prática profissional.
Programa
Desenho Técnico: representação, cortes e cotagens dimensionais; Materiais, princípios e técnicas de maquetagem tridimensional; Metodologia do Projeto de Escultura; Princípios de representação em 2D e 3D CAD de morfologias geométricas primitivas bi e tridimensionais; Princípios de fotomontagem digital e renderização de ambientes virtuais.
Método de Avaliação
Aulas práticas relativas aos conteúdos abordados; Realização de exercícios teóricos e práticos dos conteúdos apreendidos. Metodologia de Avaliação: Avaliação Contínua composta por dois parâmetros: Indicadores de desempenho em sala de aula — Assiduidade do aluno às sessões lecionadas; — Participação do aluno às propostas de trabalho a realizar em contexto de sala de aula. Ponderação de 20% na obtenção da Classificação Final obtida na Unidade Curricular. Recomenda-se que os estudantes compareçam a, pelo menos 60% das aulas, com exceção dos estatutos especiais abrangidos pela legislação. Avaliação Parcial: — Entrega de um Projeto de Escultura Pública (50%), em meados do semestre letivo; — Realização de um Teste Teórico-Prático, em contexto de sala de Aula (50%), no final do semestre letivo; A Avaliação Parcial tem uma ponderação de 80% na obtenção da Classificação Final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Tratado de Perspectiva: ABAJO, F. Javier Rodriguez de, & BLANCO, Alberto Revilla 1991
- Geometría Descriptiva: ASENSI, Fernando Izquierdo 1997
- Perspectiva Lineal, su Construcción y su Relación con la Fotografia: BARTINA, Lluís Villanueva 1996
- Perspective: GILL, Robert W. 2006
- Representação Gráfica para Desenho e Projeto: CHING, Francis D. K. e JUROSZEK, Steven P., 2009