Currículo
Escultura V Esc-V
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O programa prevê o desenvolvimento de um projeto escultórico integrado num espaço interior e uma intervenção na natureza na sequência de uma residência artística a planear. É suposto que os estudantes adquiram competências na área da escultura integrada e consigam harmonizar aspetos de natureza teórica (científicos, poéticos e/ou conceptuais) com formalizações escultóricas (conjunto de propostas formais) adaptadas aos contextos a definir.
Programa
Unidade Curricular destinada à abordagem da escultura integrada, quer na perspetiva teórica (dedicada à apreensão de terminologia, conceitos e métodos) quer da vertente experimental e tecnológica relacionada com o projeto artístico individual (saber/saber-fazer/fazer). Tendo em vista o reforço da autonomia individual, propõe-se que cada aluno estruture um programa de trabalho que, em termos artísticos e científicos, seja coerente e reflita as possibilidades morfológicas da escultura no atual contexto histórico e cultural; é suposto que cada estudante empreenda um percurso onde demonstre aptidões de pesquisa e sistematização da informação, revele capacidades de invenção formal e conhecimento de métodos e tecnologias operativas. Escultura V focaliza-se, particularmente, nas seguintes áreas de intervenção: projeto artístico integrado em espaço arquitetónico, interior; projeto de intervenção efémera no meio natural.
Método de Avaliação
Tomando como referente um determinado espaço interior (a definir) propõe-se aos alunos o desenvolvimento de projetos que, em termos de escala e proporção, se adaptem ao contexto escolhido. Sugere-se que os estudantes selecionem um tema relacionado com o lugar a partir do qual possam desencadear um trabalho de pesquisa (teórica e formal) que conduza à concretização das propostas escultóricas. Processo de avaliação: Av. Contínua= 20%; Avaliação parcial = 80% — 1ª Av. Periódica (30%) [Informação qualitativa expressa nos seguintes termos: Excelente (18-20); Muito Bom (16-17); Bom (14-15); Suficiente (10-13); Insuficiente (7-9) Muito Insuficiente (0-6)]; 2ª Av. Periódica (50%); Ficam dispensados da avaliação final os estudantes que tenham obtido, dez ou mais valores. Os alunos que pretendam melhorar o seu desempenho e aumentar a pontuação à UC são aceites a avaliação final. A classificação final resulta da média ponderada de: 80% Av. continua +20% Av. final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Escultura: WITTKOWER, Rudolf 1989 São Paulo, Martins Fontes
- A linguagem na Escultura: TUCKER, William 1999 S. Paulo, Cosac & Naify
- Structure in Sculpture: SCHODEK 1993 Massachusetts Institute of Tecnology
- A Concise history of Modern Sculpture: READ, Herbert 1998 New York, Thames and Hudson
- One Place After Another – Site-specific Art and Locational Identity: KWON, Miwon 2002 Cambridge MIT Press
- Os Caminhos da Escultura Moderna: KRAUSS, Rosalind E. 1998 S. Paulo, Martins Fontes
- La Escultura y el Ofício de Escultor: JAVIER SAURAS 2003 Barcelona, Ed. Serbal
- Esthétiques des proportions dans la Nature e t dans les Arts: GHYKA, Mathila 1927 Paris, Editions Galimard
- El complexo Arte-Arquitectura: FOSTER, Hall 2013 Madrid, Turner Noema
- Qu’est-ce que c’est la sculpture moderne: AAVV 1986 Paris, Ed C.G. Pompidou
- La Sculpture, Principes d’analyse scientifique, vocabulaire et métode: AAVV 1978 Paris, Ministère de la Culture