Currículo

Escultura VI Esc-VI

Contextos

Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias

ECTS

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O programa prevê o reforço de aptidões artísticas, técnicas e científicas adequadas ao contexto da escultura contemporânea e ao desenvolvimento de projectos de natureza escultórica integrados em Espaço Urbano (parque verde). Tendo em vista a estratégia de autonomização individual propõe-se que cada aluno seja capaz de estruturar um programa de trabalho que, em termos artísticos e científicos, se revele coerente. Estima-se que os intervenientes demonstrem capacidades de pesquisa e análise além de faculdades críticas, adequadas à formulação das propostas, sendo conveniente articular métodos de investigação com conhecimentos tecnológicos afins, de modo a sublinhar o contexto espacial, de acordo com os pressupostos históricos, culturais e poéticos da escultura integrada.

Programa

A Unidade Curricular de Escultura VI propõe-se incentivar e promover as aptidões de desenvolvimento formal e a reflexão teórica em torno das possibilidades operativas da escultura quando enquadrada em ambiente urbano. Estabelecido o contexto de intervenção (a definir) propõe-se que os estudantes adquiram competências na área da escultura integrada ao ar livre, conseguindo harmonizar, em síntese imagética, aspectos de natureza teórica (poética e conceptual) com intervenções formais adequadas ao contexto. De acordo com a perspectiva complementar dos conteúdos curriculares, anteriormente adquiridos, Escultura VI focaliza-se, particularmente, na relação da Escultura com o espaço e o lugar, admitindo a possibilidade de utilização de práticas transversais, híbridas, no âmbito da instalação, happening e performance, multimédia, arte participativa, desde que, enquadradas no projecto artístico pessoal, (individualmente desenvolvidas ou, em grupo) e integradas no referido contexto espacial.

Método de Avaliação

Tomando como referente um determinado espaço urbano ao ar livre (a definir) propõe-se aos alunos o desenvolvimento de projectos que, em termos de escala e proporção, se adaptem ao contexto escolhido. Considera-se matéria de avaliação não apenas o resultado final obtido (obra à escala real integrada no lugar) mas, também, o conjunto dos estádios intermédios (estudos e abordagens formais) desenvolvidos durante o processo. Além da Avaliação Contínua que ocorre ao longo do semestre e afere o grau de assiduidade, integração e participação nas aulas, haverá 2 avaliações intercalares , onde se aprecia o estado de desenvolvimento dos trabalhos e será objecto de valoração qualitativa. A avaliação final, quantifica, em síntese, o resultado das avaliações anteriores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Art in public, What, Why, and How: AAVV 1992 Sunderland, NA Publications
  • La Sculpture, Principes d’analyse scientifique, vocabulaire et métode,: AAVV 1978 Paris, Ministère de la Culture
  • Qu’est-ce que c’est la sculpture moderne: AAVV 1986 Paris, C.G.Pompidou
  • A Landscape for Modern Sculpture: BEARDSLEY, John 1985 Storm King Art Center, NY, Abbeville books
  • Earthworks and Beyond: BEARDSLEY, John 2006 NY, Abbeville Press Publishers
  • he Originality of the Avant-Gard and Other Modernism Myts: KRAUSS, Rosalind E. 1984 London, Mit Press
  • One Place After Another – Site-specific Art and Locational Identity: KWON, Miwon 2002 Massachusetts, Cambridge MIT Press
  • Comtemporary Public Sculptures, Tradition, Transformation, and Controversy: SENIE, Harriet F. 1992 Oxford University Press
  • A linguagem na Escultura: TUCKER, William 1999 S. Paulo, Cosac & Naify

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre