Currículo
Teoria e Métodos da Escultura II TME-II
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Grau de ensino -Licenciatura Duração - Semestral Horas de contacto- (T 21 + OT 7 HORAS) 6 ECTS Nível- III TEORIA E MÉTODOS DA ESCULTURA II corresponde a Unidade Curricular teórica de abor-dagem às metodologias processuais e incide, sobretudo, na análise e reflexão teórica dos procedimentos técnicos, metodológicos e conceptuais associados à prática da escul-tura. Embora esta Unidade Curricular (UC) seja essencialmente teórica e tenha como principal objetivo a familiarização com a terminologia, a aquisição de conceitos e a apreensão de cultura artística, (propícios ao desenvolvimento de capacidade crítica, subjacente a uma prática artística informada) pretende-se também, que a disciplina funcione de maneira articulada com as UCs de Escultura modo a reforçar as componentes trabalho teórico-práticas dos projetos individuais.
Programa
• A escultura no campo expandido Autonomia, hibridação e miscigenações do médium (Construtivismo / Minimalismo; Serialidade, apropriações e re-contextualizações ) • Ambiente, espaço topológico e lugar Espaço - Lugar / não-Lugar “in situ” / “site work”/ “site-specific”/ “sitelessness” Paisagem / Land art / Earthworks/ Environmental • Corpo / Objecto / Dispositivo Monumento e monumentalidade Redução simbólica e estrutural da Modernidade (morfologias biomórfica e ortogonal) A-monumentalidade e vanguardas (Fixação/mobilidade =/= Perenidade/efemeridade) • Escultura e projecto - Pressupostos técnicos, teóricos e metodológicos Métodos de pesquisa, ensaios morfológicos, protótipos, maquetas, Memória descritiva, caderno de encargos, etc. • Arte / anti-arte e linguagem Praxis e Médium: autonomia, especificidade e Mixed Media Arte conceptual, Art and language, Arte atitude Body art, Performance e Happening Dada, Fluxus
Método de Avaliação
Equaciona-se o tempo letivo em dois momentos: O 1º corresponde à apresentação (com recurso a textos, meios audiovisuais e a outros materiais didáticos) dos conteúdos pro-gramáticos acima referidos; o 2º pressupõe (em regime de seminário) a apresentação de temas investigados pelos estudantes e o debate em aula dos assuntos sumariados e de outros, entretanto, suscitados pela dinâmica do grupo. O processo de avaliação realiza-se de acordo com o Regulamento de Avaliação de Co-nhecimentos e Competências dos Estudantes (RACCE) e resulta do somatório percentual das avaliações cuja ponderação é a seguinte: Av. Contínua (10%); 1ª Av. Periódica (20%); 2ª Av. Periódica (50%); Avaliação Final (20%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Scale and Sense of Immersion in Contemporary Sculpture (Chapter 7) In Uğur Bakan Ed) Visual Production in the Cyberspace: A Theoretical and Empirical Overview, pp., 157-184.: TEIXEIRA, José 2018 Turkey: Faculty of Art and Design, İzmir Kâtip Çelebi University.
- Metanarrativas da paisagem e mise-en-scène do lugar - site mainstream. Quaresma, J. (Ed) Instituições Culturais e Representatividade, Chiado, baixa e nova esfera pública. pp.,215-231: TEIXEIRA, José 2012 Lisboa: CIEBA/ FBAUL.
- The Collected Writings: SMITHSON, Robert 1996 Berkeley: Jack Flam/University California Press
- One Place After Another – Site-specific Art and Locational Identity.: KWON, Miwon 2002 Massachusetts: Cambridge MIT Press.
- The Originality of the Avant-Garde and Other Modernism Myths: KRAUSS, Rosalind E. 1984 London: Mit Press.
- A Landscape for Modern Sculpture: BEARDSLEY, John 1985 . New York: Storm Art King Center.