Currículo
Desenho I DI
Contextos
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Aplicar correctamente os vários materiais e meios actuantes do desenho. • Explorar suportes quanto a: formatos, escalas, tipos, enquadramento e composição. • Dominar os aspectos construtivos quanto a: proporcionalidade, estruturação, direcções e alinhamentos. • Dominar os meios lineares quanto a: informatividade, intensidade, natureza, modelação e estruturação. • Dominar a mancha quanto a: variedade tonal, adequação dos grafismos e qualidade textural. • Adquirir capacidades de análise e representação gráfica. • Dominar os conceitos estruturais da linguagem gráfica.
Programa
1. Meios operativos do desenho: 1.1. Materiais e técnicas 1.1.1. Suportes (naturezas, escalas e formatos) 1.1.2. Instrumentos (riscadores / marcadores variados) 1.1.3. Técnicas (secas, húmidas e mistas) 1.2. Métodos (processos conceptuais, perceptivos e construtivos) 2. Elementos estruturais da linguagem gráfica: 2.1. Linha e mancha (contorno; modelação; superfície; tom) 2.2. Valores lineares / tonais / texturais / cromáticos. 3. Elementos da representação gráfica: 3.1. Enquadramento e colocação 3.2. Estrutura e geometria da forma 3.3. Proporção e medição 3.4. Conformidade e semelhança 4. Modos do conteúdo espacial: 4.1. Perspectiva (linear; atmosférica) 4.2. Profundidade (ambiente espacial) 4.3. Disposição visual (o todo / as partes) 4.4. Composição (equilíbrio; peso; organização) 5. Aspectos construtivos e funcionais da forma gráfica: 5.1. Modelação e caracterização volumétrica 5.2. Simplificação (seleção; omissão) 5.3. Contrastes e harmonias 5.4. Variações e combinações expressivas
Método de Avaliação
Exercícios de desenho de observação, organizados em dois módulos, recorrendo a processos de representação e expressão gráfica relacionados com os objetivos e conteúdos, com apresentação sobre os temas a trabalhar; orientação progressiva e individualizada, pautada por momentos de debate. A Avaliação é Contínua, assente no acompanhamento e orientação do trabalho proposto nas aulas, aferida em dois momentos de avaliação parcial, a realizar no termo de cada por módulo. A nota final dos alunos admitidos à Avaliação Final considera o balanço conclusivo do trabalho desenvolvido, aferido nos dois momentos de avaliação parcial e resulta da ponderação relativa de vários critérios: (i) assiduidade e participação (20%); (ii) integração letiva e adequação; desenvolvimento do trabalho e empenho; qualidade do desempenho e das respostas (80%). Alunos com nota igual ou superior a 10 valores estão dispensados da realização da Avaliação Final, exceto nos casos específicos indicados pelo docente.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 84.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Drawing from Observation. An Introduction to Perceptual Drawing. : CURTIS, Brian 2002 (2ª ed.) Boston: McGraw-Hill, 2009.
- The New Drawing on the Right Side of the Brain. : EDWARDS, Betty 1999 London: Souvenir Press, 2003.
- The Art of Responsive Drawing: GOLDSTEIN, Nathan 1999 5ª ed. New Jersey: Prentice-Hall.
- Drawing: Seeing and Observation. : SIMPSON, Ian 1992 London: A&C Black Publs.
- Creative Drawing: SMAGULA, Howard J 2002 (2ª ed.) London: Laurence King Publ.
Secundária
- Keys to Drawing. : DODSON, Robert 1990 North Light Books.
- A Guide to Drawing: MENDELOWITZ, Daniel FABER, David, WAKEHAM, Duane 1967 7ª ed. Belmont: Thomas Wadsworth Pub. Co., 2007.
- Estratégias del Dibujo en el Arte Contemporâneo: MOLINA, Juan J. G. (coord.) 1999 (2ª ed.) Madrid: Ediciones Cátedra, 2002.
- Learning to Draw: A Creative Approach.: KAUPELIS, Robert 2006 New York: Dover Pubications.