Currículo
Preservação de Acervos e Coleções PAC
Contextos
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Conservação e Património > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Conservação e Património > Optativa II
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Condicionada de CAP (Optativa V)
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Área científica: Ciências da Arte e do Património Grau de ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de Contacto: TP 42 + OT 21 horas ECTS: 3 Nível: 2 Objetivos de aprendizagem: Os objetivos desta disciplina são o desenvolvimento prático dos conceitos teóricos da disciplina de Museologia e Conservação Preventiva, compreender as várias problemáticas práticas relacionadas com a preservação de acervos museológicos, tendo em conta diferentes tipos de coleções, desde o momento da sua incorporação, até ao estabelecimento de procedimentos para a sua preservação a longo prazo; adquirir experiência de inventariação e estudo de uma coleção de um modo integrado, acompanhando o processo em todas as suas etapas, e realização de medidas de higienização, de manipulação e de acondicionamento, segundo as normas de segurança e os princípios da Conservação Preventiva vigentes.
Programa
– Análise e caraterização de uma coleção. – Vários tipos de coleções e suas particularidades materiais. – Procedimentos de manipulação. – Estudo dos materiais presentes e questões relacionadas com a sua preservação. – Ficha de diagnóstico – identificação do objeto e procedimentos de preenchimento. – Registo fotográfico – metodologias, regras e procedimentos. – Tombo e inventário. – Diagnóstico sobre o estado de conservação dos elementos de modo individual e em conjunto. – Estabelecimento de um plano de prioridades e de níveis de atuação para a preservação da coleção a curto, médio e longo prazo. – Ações de higienização. – Definição dos materiais a utilizar no acondicionamento dos objetos e nos espaços envolventes. – Execução de procedimentos de acondicionamento.
Método de Avaliação
Desenvolvimento dos temas referidos ao longo das aulas, seguindo-se as seguintes metodologias com o objetivo de se implementarem práticas potenciadoras de uma aprendizagem efetiva: – Método expositivo com apoio de apresentações com diversos recursos multimédia. – Desenvolvimento de debates para discussão de temáticas e casos de estudo. – Realização de atividades práticas em grupo e individuais. – Apresentação de ferramentas disponíveis na área. – Visitas de estudo a instituições museológicas. Avaliação Contínua 1 Indicadores de desempenho (participação, assiduidade, etc.) 20%/0%EE 2 Avaliação parcial 80%/100%EE 2.1 Projeto de reorganização das reservas 40%/50%EE 2.2 Trabalho prático 20%/25%EE 2.3 Portefólio 20%/25%EE Avaliação Final (para alunos com notas de avaliação contínua entre 7 e 9) - Apresentação do portefólio - ponderação de 20%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Como gerir um museu: Boylan, P. J. (Ed.) 2004 ICOM–UNESCO
- Plano de Conservação Preventiva: Camacho, C. (Ed.) 2007 IMC
- Museology and conservation: Canadian Conservation Institute 2021 Government of Canada
- Normas de Inventário: IPM- IMC 2000-2011 IPM- IMC
- RE-ORG: ICCROM 2021 ICCROM
- The ABC Method – A risk management approach to the preservation of cultural heritage: Michalski, S. & Pedersoli Jr., J. L. 2016 Canadian Conservation Institute - ICCROM