Currículo

Imagem em Movimento IMov

Contextos

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Animação > Optativa III

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Animação > Optativas VIII e IX

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta U.C. visa proporcionar aos estudantes uma formação de base, teórica e técnica, ao nível do audiovisual, e fomentar uma literacia visual e autoral através do visionamento e análise de obras de referência do cinema, do vídeo musical e do vídeo no contexto artístico. Nesse sentido, pretende-se que os estudantes adquiram e/ou consolidem os princípios e conceitos fundamentais da linguagem audiovisual, ao nível de: vocabulário audiovisual, regras apensas à gramática da linguagem audiovisual, interpretação da imagem, técnicas de captação e composição de imagem, significado e simbologia dos diferentes planos, ângulos e movimentos de câmara, e edição e pós-produção de vídeo. Tais conhecimentos devem posteriormente ser aplicados pelos estudantes na concretização de dois projectos de tipologia distinta: um projecto focado na articulação de som e de imagem, e um trabalho audiovisual de carácter experimental. Arte Multimédia; Licenciatura; Semestral; 168 (PL 63); 6 ECTS; Nível I.

Programa

1. Introdução à história da imagem em movimento, do cinema às práticas artísticas contemporânea: obras e artistas de referência, movimentos/correntes, evolução, técnicas e tecnologias; 2. Introdução à composição e interpretação da imagem: planos, enquadramentos, ângulos e movimentos de câmara; 3. Introdução aos princípios básicos da edição audiovisual não-linear; 4. Introdução à pós-produção audiovisual; 5. Compreensão e utilização da Imagem em Movimento como parte integrante das práticas artísticas contemporâneas.

Método de Avaliação

Esta U.C. contempla sessões expositivas que introduzem os estudantes ao âmbito e linguagem da Imagem em Movimento, providenciando um panorama histórico, conceptual e analítico, e os conhecimentos técnicos e processuais de base para a produção de projectos audiovisuais, técnica e conceptualmente consistentes. A aprendizagem assenta no desenvolvimento de dois exercícios práticos, que visam explorar a IM no contexto específico da arte contemporânea: 1) criação de um vídeo para uma faixa áudio, privilegiando ritmo e composição; 2) realização de um filme experimental, visando estimular as primeiras abordagens autorais à prática audiovisual. A avaliação é contínua (AC), periódica (AP) e final (AF) resultando da sua média ponderada. AC incide sobre assiduidade, participação nas aulas e contactos com os docentes ao longo do semestre (20%); AP incide sobre o trabalho realizado até meio do semestre (30%); AF consiste na apreciação dos dois exercícios concluídos (50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Cinematic: Campany, D. (Ed.). 2007 MIT Press, Whitechapel Gallery.
  • Techniques of the Observer: On Vision and Modernity in the 19th Century: Crary, J. 1992 October Books.
  • Audio-vision: Sound on screen: Chion, M. 1994 Columbia University Press
  • 40 Years videoart.de: Video Art in Germany from 1963 to the Present: Frieling, R. & Herzogenrath, W. (Eds.). 2006 Hatje Cantz.
  • A Realização Cinematográfica: Marner, T. 1999 (M. Costa Silva, Trad.). Edições 70. (Obra original publicada em 1972).
  • Film Directing Shot by shot: visualizing from concept to screen: Katz, S. 1991 Michael Wiese Productions; Focal Press.
  • Moving Image: Kholeif, O. (Ed.). 2015 MIT Press; Whitechapel Gallery.
  • Sound: Kelly, C. (Ed.). 2011 MIT Press; Whitechapel Gallery.
  • Expanded Cinema: Art, Performance, Film: Rees A.L., White, D., Ball, S. & Curtis D. (Eds.). 2011 Tate Publishing
  • 100 Video Artists: Ross, D. A. & Van Assche, C. 2010 Exit Books
  • Video art: Rush, M. 2007 Thames & Hudson
  • Primera generación. Arte e imagen em movimento. 1963-1986: Sichel, B. (Ed.). 2006 MNCARS

Secundária

Disciplinas de Execução