Currículo

Laboratório de Conservação de Pintura II LCP-II

Contextos

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Conservação e Património > Optativas VIII e IX

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Conservação e Património > Optativa III

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Área científica: Ciências da Arte e do Património Grau de ensino: Licenciatura Duração: semestral Horas de contacto: (TP 60 - OT 40) ECTS: 6 Nível da UC: II A unidade curricular dá continuidade à disciplina de primeiro semestre Laboratório de Conservação de Pintura I. É realizada uma revisão de definições, conceitos, materiais e técnicas empregues em pintura de cavalete, tendo em consideração a evolução morfológica da pintura desde o século XV até à contemporaneidade, e aprofunda os conhecimentos teóricos e práticos sobre agentes de deterioração, diagnóstico e práticas de conservação, quer preventiva, quer curativa, segundo os critérios e diretrizes europeias da profissão de conservador-restaurador, através do contacto direto com pinturas do acervo da FBAUL e de particulares, e também mediante simulações e maquetas.

Programa

1. Critérios e terminologia em conservação de Pintura de Cavalete 2. A morfologia de uma pintura: evolução técnica e material desde o século XVI até à contemporaneidade 3. Metodologia de identificação e caracterização de uma Pintura 4. Registo e documentação de uma Pintura 5. Agentes de Deterioração em Pinturas de Cavalete 6. Diagnóstico 7. Proposta e ações de Conservação

Método de Avaliação

A metodologia de ensino combina aulas teóricas expositivas, com projeção de imagens e vídeos, promovendo a interação com os alunos, e aulas práticas, realizadas em grupo ou individualmente, nas quais os alunos manipulam e observam materiais e obras, elaborando relatórios. Esta abordagem visa desenvolver competências práticas e analíticas. A avaliação reflete a capacidade do aluno em aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da unidade curricular, considerando: trabalhos práticos em aula (40%); relatório (40%) e exame escrito (20%). Este sistema de avaliação abrangente permite uma análise holística do desempenho do aluno, considerando tanto as competências práticas quanto teóricas. A combinação de trabalhos práticos, relatórios e exame escrito assegura uma avaliação equilibrada e representativa das diversas facetas do aprendizado na disciplina.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Conservation of easel paintings: STONER, J. H., RUSHFIELD, R. 2013 EUA: Routledge.
  • The Structural Conservation of Panel Paintings: DARDES, K., ROTHE, A. 1998 The Getty Conservation Institute
  • Issues in Contemporary Oil Paint: BERG, K. J., van den, et al. 2014 . Londres: Springer
  • Modern Paints Uncovered: LEARNER, T. J. S., et al. 2006 Londres: Tate Modern.
  • Restauración de obras de arte: Pintura de caballete: SANCHEZ ORTIZ, A. 2012 Madrid: Akal.
  • Restauración de la pintura contemporánea: SCICOLONE, G. 2002 Donostia, San Sebastián: Nerea.

Secundária

Disciplinas de Execução