Currículo
Materiais, Técnicas e Diagnóstico de Bens Culturais MTDBC
Contextos
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Conservação e Património > Optativas VIII e IX
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Conservação e Património > Optativa III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Área científica: Ciências da Arte e do Património; Grau de ensino: Licenciatura; Duração: T45 horas de contacto; ECTS: 6; Nível da UC: I Aquisição de um conjunto de conhecimentos que permita uma compreensão abrangente de um bem cultural, considerando a sua materialidade e a sua suscetibilidade à alteração. Compreender e identificar os materiais presentes nos bens culturais, tendo em conta a sua natureza e as principais características físicas e químicas. Saber identificar as tecnologias de produção e as suas possíveis relações com os contextos materiais e imateriais do objeto, tanto do ponto de vista técnico como conceptual. Desenvolver a capacidade de identificar a natureza e as causas da deterioração dos bens culturais, facilitando assim o diálogo na solicitação de apoio especializado de um conservador-restaurador para a definição de estratégias de conservação e estabilização.
Programa
1. Regras e procedimentos de higiene e segurança no manuseamento e transporte de peças. 2. Materiais constituintes do bem cultural: a pedra, a cerâmica, o gesso, a pintura e os documentos gráficos. 3. Identificação material. 4. Principais tecnologias de produção e critérios para a sua identificação. 5. Fatores de alteração específicos. 6. Técnicas de diagnóstico: identificação de patologias e definição do estado de conservação. 7. Noções sobre a estabilização de alterações. 8. Acondicionamento.
Método de Avaliação
As aulas são teóricas e incluem a projeção de imagens e vídeos, promovendo a interação com os alunos. Devido à especificidade da disciplina, também há uma componente prática que envolve a observação e a manipulação de materiais e obras. A avaliação contínua consiste na participação, assiduidade, empenho, autonomia, espírito crítico, integração na dinâmica da aula, entre outros (20%) e em momentos de avaliação parcial destinada a aferir a progressão da aprendizagem (80%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- As rochas dos monumentos portugueses. Tipologias e patologias: AIRES-BARROS, L. 2001 Cadernos IPPAR
- Looking at European Sculpture – A guide to technical terms: BASSET, J., FOGELMAN, P. 1997 The J. Paul Getty Museum in collaboration with The Victoria and Albert Museum, London
- The Conservation and Restoration of Ceramics: BUYS, S., OAKLEY, V. 2002 Butterworth-Heinemann, Oxford.
- La restauración del papel: Muñoz Viñas, S, 2010 Editorial Tecnos
- Conservation of easel paintings: STONER, J. H. e RUSHFIELD, R. 2013 EUA: Routledge.