Currículo

Museologia e Conservação Preventiva MCP

Contextos

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Conservação e Património > Optativas VIII e IX

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Conservação e Património > Optativa III

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Área científica: Ciências da Arte e do Património Grau de ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de Contacto: TP 42 + OT 21 horas ECTS: 6 Objetivos de aprendizagem: A disciplina de Museologia e Conservação Preventiva tem como objetivo compreender as várias problemáticas relacionadas com a preservação dos objetos em contexto museológico. Para isso, pretende-se que os alunos saibam caraterizar um objeto museológico, identifiquem os principais fatores de degradação existentes num museu, consigam efetuar uma boa análise de riscos, enquadrada num determinado contexto, e que adquiram as bases fundamentais para a realização de um Plano de Conservação Preventiva sustentável.

Programa

– Os museus e a Conservação Preventiva: – Caraterização dos valores dos objetos museológicos. – O que é a Conservação Preventiva? – amplitude e limites. – Percurso histórico até ao século XXI. – Aspetos básicos a ter em conta no meio museológico. – Os fatores de degradação: Luz Forças físicas Temperatura Humidade relativa Pestes Poluição Roubos e vandalismo Fator humano Catástrofes Dissociação – Definição de um plano de emergência – Importância da Análise de Riscos para a definição de um Plano de Conservação Preventiva. – A implementação de um Plano de Conservação Preventiva. – Aplicação prática dos conceitos de Conservação Preventiva num caso de estudo.

Método de Avaliação

Desenvolvimento dos temas referidos ao longo das aulas, seguindo-se as seguintes metodologias com o objetivo de se implementarem práticas potenciadoras de uma aprendizagem efetiva: – Método expositivo com apoio de apresentações com diversos recursos multimédia. – Desenvolvimento de debates para discussão de temáticas e casos de estudo. – Realização de atividades em grupo e individuais aplicadas ao contexto museológico. – Apresentação de ferramentas disponíveis na área. – Visitas de estudo a instituições museológicas. Avaliação Contínua 1 Indicadores de desempenho (participação, assiduidade, etc.) 20%/0%EE 2 Avaliação parcial 80%/100%EE 2.1 Tarefas disponibilizadas no moodle 10%/12,5%EE 2.2 Análise a uma reserva ou de uma sala de exposições 40%/50%EE 2.3 Escolha entre duas opções: -15 a 20 horas de trabalho prático nos acervos da Faculdade e entrega de relatório 30%/37,5%EE -Teste escrito (30%/37,5%EE) Avaliação Final Apresentação oral da análise a uma reserva (2.2) pond. de 10%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Como gerir um museu – Manual prático.: Boylan, P. J. (Ed.) 2004 ICOM – UNESCO. França.
  • Temas de Museologia. Plano de Conservação Preventiva –Bases orientadoras, normas e procedimentos: Camacho, C. (Ed.) 2007 Instituto dos Museus e da Conservação
  • Museology and conservation: Canadian Conservation Institute 2021 Government of Canada
  • Collections Trust: Collections Trust 2021 Collections Trust
  • Historical Perspectives on Preventive Conservation: Staniforth, S. (Ed.) 2013 The Getty Conservation Institute
  • RE-ORG.: ICCROM – UNESCO 2021 ICCROM
  • The ABC Method – A risk management approach to the preservation of cultural heritage: Michalski, S. & Pedersoli Jr., J. L. 2016 Canadian Conservation Institute - ICCROM.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre