Currículo
Oficina Multimédia OMul
Contextos
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Laboratório de Escultura > Meios Digitais
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Sem Seleção de Minor > Optativa II
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Sem Seleção de Minor > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Condicionadas de ESC/DE/AM > Optativa IV
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Desenho Digital > Optativa II
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Desenho Digital > Optativa VI
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Em Oficina Multimédia os estudantes irão adquirir conhecimentos e apropriar-se de processos e ferramentas para a prototipagem de projectos interactivos. Através de práticas laboratoriais, os estudantes aprenderão as noções básicas da computação física para criar projectos interactivos – utilizando o microcontrolador como interface para input e output. Estes dispositivos trabalham com artefactos sensíveis que lêem dados do mundo exterior e permitem construir interfaces tangíveis, possibilitando assim realizar objectos expressivos com matéria-prima como som, luz, cor e temperatura, entre outros. Adicionalmente, os estudantes irão explorar aplicações criativas da fabricação digital compreendendo a utilização do computador na prototipagem de objectos, recorrendo a tecnologias subtractivas como a CNC e a tecnologias aditivas como a impressão 3D, para desenhar e prototipar objectos originais em contexto artístico multimédia.
Programa
A unidade curricular Oficina Multimédia desenvolve-se ao longo de três módulos lectivos dedicados respectivamente à Computação Física, Fabricação Digital e Prototipagem de Instalações Interactivas, com a seguinte distribuição temática: I. COMPUTAÇÃO FÍSICA I.1 A Computação Física nas Artes Interactivas I.2 Dispositivos Electrónicos: Sistemas, Componentes e Encapsulamento I.3 A Importância da Reciclagem, Upcycling e Apropriação na Prática Artística Contemporânea I.4 Circuitos Electrónicos I.5 Sensores e Actuadores I.6 Microcontroladores II. FABRICAÇÃO DIGITAL II.1 Design Iterativo e Prototipagem Rápida II.2 Desenho Digital (CAD) II.3 Fabricação Aditiva II.4 Fabricação Subtractiva III. PROTOTIPAGEM DE INSTALAÇÕES INTERACTIVAS III.1 Conceptualização III.2 Planeamento III.3 Prototipagem III.4 Implementação e Apresentação
Método de Avaliação
A concretização do programa faz-se através de conteúdos teorico-práticos leccionados nas aulas e de explorações práticas com a realização de exercícios e de um projecto e respectiva documentação e reflexão. A realização dos trabalhos visa a assimilação destes conteúdos com um acompanhamento tutorial de suporte ao desenvolvimento dos projetos. A avaliação é contínua e a classificação final (CF) contempla: a) avaliação de indicadores de desempenho – AID (20%) – incide no acompanhamento dos exercícios, aferindo a evolução dos alunos, assiduidade, participação e empenho. b) avaliações parciais periódicas – APP (30% + 50%) – incidem sobre os exercícios e o projecto e permitem aferir criatividade, metodologia, domínio tecnológico, enquadramento conceptual e cumprimento de prazos. Em caso de não obtenção de aproveitamento nas avaliações parciais periódicas, será realizada uma avaliação final com uma ponderação de 20% na classificação final (CF = AID 20% + APP 60% + AF 20%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Art Hack Practice: Critical Intersections of Art, Innovation and the Maker Movement: BRADBURY, V., O'HARA, S. 2019
- Art + DIY Electronics: HERTZ, G. 2023
- Context Providers: Conditions of Meaning in Digital Arts: LOVEJOY, M., PAUL, C., VESNA, V. 2011
- Physical Computing – Sensing and Controlling the Physical World with Computers: O’SULLIVAN, D., IGOE, T. 2004
Secundária
- Getting Started with Arduino: BANZI, M., SHILOH, M. 2022
- The Arduino Projects Book,: FITZGERALD, S., SHILOH, M. 2013
- Making Things Talk – 3rd Edition: IGOE, T. 2017
- Making Things Move – DIY Mechanisms for Inventors, Hobbyists, and Artists: ROBERTS, D.P. 2010
- The Art of Tinkering: WILKINSON, K., PETRICH, M. 2014