Currículo

Oficina Multimédia OMul

Contextos

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Laboratório de Escultura > Meios Digitais

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Sem Seleção de Minor > Optativa II

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Sem Seleção de Minor > Optativa VI

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Condicionadas de ESC/DE/AM > Optativa IV

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Desenho Digital > Optativa II

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Desenho Digital > Optativa VI

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Em Oficina Multimédia os estudantes irão adquirir conhecimentos e apropriar-se de processos e ferramentas para a prototipagem de projectos interactivos. Através de práticas laboratoriais, os estudantes aprenderão as noções básicas da computação física para criar projectos interactivos – utilizando o microcontrolador como interface para input e output. Estes dispositivos trabalham com artefactos sensíveis que lêem dados do mundo exterior e permitem construir interfaces tangíveis, possibilitando assim realizar objectos expressivos com matéria-prima como som, luz, cor e temperatura, entre outros. Adicionalmente, os estudantes irão explorar aplicações criativas da fabricação digital compreendendo a utilização do computador na prototipagem de objectos, recorrendo a tecnologias subtractivas como a CNC e a tecnologias aditivas como a impressão 3D, para desenhar e prototipar objectos originais em contexto artístico multimédia.

Programa

A unidade curricular Oficina Multimédia desenvolve-se ao longo de três módulos lectivos dedicados respectivamente à Computação Física, Fabricação Digital e Prototipagem de Instalações Interactivas, com a seguinte distribuição temática: I. COMPUTAÇÃO FÍSICA I.1 A Computação Física nas Artes Interactivas I.2 Dispositivos Electrónicos: Sistemas, Componentes e Encapsulamento I.3 A Importância da Reciclagem, Upcycling e Apropriação na Prática Artística Contemporânea I.4 Circuitos Electrónicos I.5 Sensores e Actuadores I.6 Microcontroladores II. FABRICAÇÃO DIGITAL II.1 Design Iterativo e Prototipagem Rápida II.2 Desenho Digital (CAD) II.3 Fabricação Aditiva II.4 Fabricação Subtractiva III. PROTOTIPAGEM DE INSTALAÇÕES INTERACTIVAS III.1 Conceptualização III.2 Planeamento III.3 Prototipagem III.4 Implementação e Apresentação

Método de Avaliação

A concretização do programa faz-se através de conteúdos teorico-práticos leccionados nas aulas e de explorações práticas com a realização de exercícios e de um projecto e respectiva documentação e reflexão. A realização dos trabalhos visa a assimilação destes conteúdos com um acompanhamento tutorial de suporte ao desenvolvimento dos projetos. A avaliação é contínua e a classificação final (CF) contempla: a) avaliação de indicadores de desempenho – AID (20%) – incide no acompanhamento dos exercícios, aferindo a evolução dos alunos, assiduidade, participação e empenho. b) avaliações parciais periódicas – APP (30% + 50%) – incidem sobre os exercícios e o projecto e permitem aferir criatividade, metodologia, domínio tecnológico, enquadramento conceptual e cumprimento de prazos. Em caso de não obtenção de aproveitamento nas avaliações parciais periódicas, será realizada uma avaliação final com uma ponderação de 20% na classificação final (CF = AID 20% + APP 60% + AF 20%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Getting Started with Arduino: BANZI, M., SHILOH, M. 2022
  • The Arduino Projects Book,: FITZGERALD, S., SHILOH, M. 2013
  • Making Things Talk – 3rd Edition: IGOE, T. 2017
  • Making Things Move – DIY Mechanisms for Inventors, Hobbyists, and Artists: ROBERTS, D.P. 2010
  • The Art of Tinkering: WILKINSON, K., PETRICH, M. 2014

Disciplinas de Execução