Currículo
Pintura Digital II PDig-II
Contextos
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativas VIII e IX
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativa III
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Desenho Digital > Optativas VIII e IX
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Desenho Digital > Optativa III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Area Científica: Pintura Grau de Ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de Contacto: TP 84 + OT 28 horas ECTs: 6 ECTs Nível: II Desenvolvimento do nível anterior (iniciação). Aprofundamento e continuidade da construção de projectos artísticos em ambiente digital. Estes projectos deverão englobar os fundamentos teórico-práticos anteriormente leccionados, reflectindo e enquadrando um discurso crítico e reflexivo no campo das linguagens artísticas. Ampliação de competências teóricas e tecnológicas para a sensibilização de diferentes abordagens do pensamento histórico, estético e artístico no âmbito da Pintura Digital.
Programa
Tratando-se de uma cadeira de desenvolvimento, os conteúdos programáticos proporcionam novas referências e práticas dos meios digitais abordados, nas suas múltiplas extensões, no campo do pensamento e da produção artística contemporânea. Enquadramentos históricos, teóricos e críticos dos novos media como fenómeno contemporâneo da produção artística. As linguagens digitais. Realidade versus ficção, analógico versus digital. Princípios e métodos de planificação, montagem, produção e pós produção. Construção e elaboração de projectos e exploração de novas linguagens no campo da imagem digital (fixa e em movimento).
Método de Avaliação
As aulas, de natureza teórico-prática, visam transmitir os conceitos chave e os saberes artísticos, técnicos e científicos da Pintura Digital – Desenvolvimento, recorrendo à comunicação direta, com exposição oral presencial e discurso informo e scripto. A avaliação integra indissociavelmente a atividade projectual, a participação presencial e a capacidade expositiva. A avaliação é realizada em regime de Avaliação Contínua, nos seguintes termos: 20% — Indicadores de desempenho em sala de aula (assiduidade, participação, empenho, capacidade crítica e integração nas dinâmicas do estúdio). 80% — Momentos de avaliação parcial, distribuídos ao longo do semestre, avaliando a atividade projectual, a capacidade expositiva e o desenvolvimento técnico e conceptual do trabalho artístico, estes momentos incluem: a Primeira avaliação 40%; e a Segunda avaliação 40%. Estudantes com 10 ou mais valores na Avaliação Contínua ficam dispensados da Avaliação Final, salvo exceções previstas no regulamento.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Artificial Hells - Participatory Art and the Politics of Spectatorship: Bishop, Claire 2012 ISBN: 9781839767753
- Metaphors on Vision: Brakhage, Stan 1963 ISBN-10: 0997910208
- The Dialectics of Seeing: Buck-Morss, Susan 1997 ISBN: 9780262521642
- Listening Through the Noise: Demers, Joanna 2010 ISBN: 9780195387650
- Discorrelated Images: Denson, Shane 2020 ISBN: 9781478010913
- A voyage on the north sea: Krauss, Rosalind 1999 ISBN: 9780500282076
- Seven Years: The Rematerialisation of Art from 2011 to 2017: Lind, Maria 2019 ISBN: 9783956794636
- Six Years - The Dematerialization of the Art Object from 1966 to 1972: Lippard, Lucy R. 1973 ISBN: 9780520210134
- On the Eve of the Future: Michelson, Annette 2017 ISBN: 9780262035507
- Visual Time: Moxey, Keith P. F 2013 ISBN: 9780822395935
- Video Art: Rush, Michael 2003 ISBN13: 9780500237984
- The Collected Writings of Michael Snow: Snow, Michael 1994 ISBN: 9780889202436