Currículo
Estética II Este-II
Contextos
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativa III
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativas VIII e IX
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estética e Teorias da Arte > Optativas VIII e IX
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estética e Teorias da Arte > Optativa III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos da U.C. centram-se na aquisição de de competências teórico-práticas no sentido de favorecer a realização de projectos de crítica, curadoria, intervenção artística e estética nas várias instituições da sociedade. Uma rigorosa compreensão das correntes maiores da estética contemporânea permitirá avaliar as possibilidades, a fecundidade e as potencialidades da experiência estética, nas suas diversas articulações individuais e colectivas, a partir de uma revalorização intersubjectiva do simbólico e do político, que dimanam dessa mesma experiência, e do universo estético em geral.
Programa
O Legado Estético Contemporâneo. 1. A dimensão ontológica da obra de arte: M. Heidegger e a Origem da Obra de Arte. 2. A dimensão fenomenológica da obra de arte: M.Henry – Ver o Invisível, a partir de W. Kandinsky. 3. A dimensão hermenêutica e linguística da obra de arte: H.-G. Gadamer e P. Ricoeur.
Método de Avaliação
A partir de um enquadramento epistemológico dos temas, e das práticas que dão corpo à Unidade Curricular, procurar-se-á fazer uma avaliação, individual e em grupo, não apenas dos seus parâmetros teóricos, mas também da efectiva e real concretização de estratégias e experiências criativas que possam culminar em projectos culturais e artísticos de desenvolvimento actual e futuro. A metodologia de avaliação compreenderá a proposta de um trabalho de investigação final, proposto pelo aluno e orientado pelo docente, a realizar no âmbito do programa da UC (30% da nota final) e a sua concretização a entregar no final do semestre (70% da nota final). Serão levados em linha de conta outros elementos de avaliação colhidos em sessões de trabalho, individuais ou colectiva, em conformidade com o RACCE ( artigos 6.º a 11.º). Os alunos ficarão dispensados de qualquer prova complementar com média aritmética de 10 ou mais valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Hermenêutica Contemporânea: Bleicher, Joseph 1992 Lisboa: edições 70
- Arte e Técnica em Heidegger: Borges-Duarte, Irene 2014 Lisboa: Documenta
- The Routledge Companion to Aesthetics: Gaut, , Berys and Dominique M. Lopes 2005 New York: Routledge
- Verdad y Método: Gadamer, H-G. 1999 Salamanca: Sígueme (II vols.)
- Estética y hermenéutica: Gadamer, Hans-Georg 2001 A. G. Ramos (trad.), Madrid: Tecnos/ Alianza
- Caminhos de Floresta: Heidegger, Martin 2002 Lisboa: F.C.G.
- A Origem da Obra de Arte: Heidegger, Martin 1991 Mª. da Conceição Costa (trad.), Lisboa: Edições 70
- Ver lo Invisible. Acerca de Kandinsky: Henry, Michel 2008 Madrid: Siruela
- A Crítica e a Convicção: Ricoeur, Paul 2009 Lisboa: Edições 70
- O Conflito das Interpretações: Ricoeur, Paul S/D Porto: Rés Editora
- A Filosofia de Paul Ricoeur (16 ensaios críticos e respostas de Paul Ricoeur aos seus críticos): Hahn, Lewis E. 1999 A. M. Teixeira (trad.), Lisboa: Instituto Piaget