Currículo

Pensamento Pictural PPic

Contextos

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativa III

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Teóricos de Pintura > Optativas VIII e IX

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pensamento Pictural Área científica: Pintura Anos lectivos de 2024-2025 Grau de Ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de Contacto: (T 21 + OT 7 horas) 3 ECTS Nível III Esta UC consiste numa reflexão sobre determinados entrecruzamentos da Pintura com a Estética e a Filosofia de Arte, desde o mundo helénico até ao pensamento contemporâneo. Pretende-se apresentar e discutir categorias tradicionais e contemporâneas reconhecíveis em ambas as áreas, assim como outras noções de mediação entre os dois campos visados.

Programa

Serão exploradas diversas acepções de “mimesis” e de anti-mimesis; várias categorias do agir pictural como a beleza, o sublime, o informe, o abjecto e o kitsch; várias noções de niilismo e “creatio ex nihilo”; o impulso dionisíaco e o desmascaramento da representação em Nietzsche; a instalação de um mundo em Heidegger; ou a intermitência da visibilidade e do "estofo" pictural em Merleau-Ponty. Esta unidade curricular enfatiza ainda o problema da imersão fenomenológica e pictural, assim como a importância para a pintura contemporânea das noções transversais de remediation, post-medium, activating spectatorship, entre outras.

Método de Avaliação

Esta Avaliação está em conformidade com o RACCE. A Avaliação Contínua é composta por dois parâmetros: a) Indicadores de desempenho em sala de aula, tais como participação, assiduidade, empenho, autonomia, espírito crítico, integração na dinâmica da aula, entre outros. A ponderação na Classificação de Avaliação Contínua deve ser de 20 % (vinte por cento). b) Momentos de avaliação parcial, distribuídos ao longo do período letivo, destinados a aferir a progressão da aprendizagem e a qualidade do percurso do estudante na aquisição de conhecimentos e competências. Estes momentos devem ser, no mínimo, dois (2) distribuídos equitativamente ao longo do período letivo. A sua ponderação na Classificação da Avaliação Contínua deve ser de 80 % (oitenta por cento). Média ponderada entre a Classificação Final da Avaliação Contínua, com peso de 80 % (oitenta por cento) em regra, e a Classificação da Avaliação Final, com peso de 20 % (vinte por cento);

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • A pintura contemporânea e o rio do esquecimento. O elemento pictural, a instalação artística e a fotografia.: José Quaresma 2021 9789898944436
  • A pintura contemporânea e o rio do esquecimento. Manchas e gestos com emanação semântica. Transgressão plástica e eclosão do pensamento pictural.: José Quaresma 2022 9789898944818
  • A República: Platão 2017 ISBN: 978-972-31-0509-8
  • A Poética: Aristóteles 2018 ISBN: 978-972-31-1077-7
  • Crítica da Faculdade do Juízo: Kant 2017 9789722724548

Secundária

Disciplinas de Execução