Currículo

Meios Transversais de Pintura MTP

Contextos

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativas VIII e IX

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Transversais de Pintura > Optativa III

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Licenciatura Semestral – 2.º P: OT-28.0; TP-84.0 6 ECTS Nível I Compreender a Pintura como uma área do conhecimento (articulando o fazer e o pensar) Compreender que as tecnologias são ferramentas disponíveis para a resolução dos problemas do fazer e do pensar Perceber as ressonâncias da dinâmica do espaço de trabalho artístico no desenvolvimento e consolidação de uma práxis artística Compreender a necessidade de se delimitar um campo de trabalho próprio enraizado numa inscrição individual e transmissível Consolidar uma autonomia de criação, de produção e de realização artística Desenvolver e explorar diferentes meios (não digitais) para o pensamento e o desenvolvimento e divulgação de uma prática artística; Dominar as ferramentas informáticas que permitem conceber, orientar, gerir e avaliar o trabalho artístico Perceber os mecanismos atuais de divulgação e promoção da produção artística Conhecer e aplicar os fundamentos e as metodologias da gestão de projetos artísticos

Programa

Espaço de materialização: ateliê (físico/virtual), laboratório, oficina, fábrica, empresa; Meios de documentação: informática, texto, imagem, som, fotografia, vídeo; Apresentação: currículo, biografia, portefólio; Orçamento: custos, cotação, galeria/leiloeira, venda, propriedade, comissão; Exposição: expor, mostrar, museologia, museografia, instalação, montagem; Produção da exposição: emolduramento, transporte (embalagem / dimensão /área / volume / peso), seguro; Apoio: pessoal, institucional (museu, fundação, galeria), público / privado; Público: pessoal, profissional: (colecionador / crítico /curador /comissário /diretor de: galeria, museu, fundação, non-profit space, artist-run space); Informação: comunicados à imprensa (escrita, áudio, visual, Internet, blogues, redes sociais), correio (normal /eletrónico /em mão), convites, folha de sala, tabelas, obras de arte que informam outra obras;

Método de Avaliação

As aulas teóricas e de acompanhamento obedecem à resolução de um conjunto de exercícios lançados a partir da articulação entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos programáticos deste programa. Ensino presencial de aulas teórico-práticas, de exposição oral com recurso a meios audiovisuais e à disponibilização de textos de apoio e de momentos de exemplificação prática, técnica e teórica, valorizando a participação e acompanhamento regular das propostas de trabalho. A avaliação é realizada de forma periódica (AP) e final (AV). -Participação, assiduidade, empenho, autonomia, espírito crítico e integração na dinâmica da aula (30%) -Qualidade das respostas dadas aos conteúdos do programa, com base na orientação tutorial sala de aula (70%). A (AP), expressa de modo quantitativo, a meio do semestre, arredondada às unidades. A (AF) é obrigatória, seguindo a fórmula: 0,3 x AP + 0,7 x AF (numa escala de 0 a 20 valores).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Fora do estúdio, in Live in your head – Conceito e experimentação na Grã-Bretanha 1965-75: Michael ARCHER 2001 Lisboa: Museu do Chiado
  • COLES, Alex: Alex COLES 2012 Berlin: Sternberg Press
  • The studio: Jens HOFFMANN; Christina KENNEDY 2007 Dublin: Dublin City Gallery The Hugh Lane
  • The studio reader: Mary Janes JACOB; Michelle GRABNER 2010 Chicago and London: University of Chicago Press
  • Site-Specific Art, performance, place and documentation: Nick KAYE 2010 London e New York: ed. Routledge
  • No interior do cubo branco – A ideologia do espaço da arte: Brian O’DOHERTY 2002 Martins Fontes
  • Studio and cube – On the relationship between where art is made and where art is displayed: Brian O’DOHERTY 2007 New York: Columbia University

Secundária

  • Inventions of the studio, renaissance to romanticism: Michael COLE; Mary PARDO 2005 Chapel & London: The University of North Carolina Press
  • O artista da corte, os antecedentes dos artistas modernos: Martin WARNKE 2001 São Paulo: EDUSP

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre