Currículo
Teoria da Imagem II TI-II
Contextos
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Visuais > Optativas VIII e IX
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Estudos Visuais > Optativa III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Área científica: Arte Multimédia Anos letivos: 2024-2025 Grau: Licenciatura Duração: Semestral Horas de contato: T 42 + OT 14 horas ECTS: 6 Nível: I Objetivo geral: aquisição de competências estruturantes no domínio lato de Teoria da Imagem, campo transdisciplinar de investigação teórica de arte multimédia. Objetivos específicos: 1. Aprofundar a capacidade de reflexão, análise e compreensão autónoma e interdisciplinar no âmbito do que hoje se designa por teoria da imagem ou estudos visuais; 2. Garantir uma formação científica em Teoria da Imagem e operar aproximações multidisciplinares à problemática da imagem multimédia na cultura visual contemporânea; 3. Fornecer métodos e técnicas de investigação que auxiliem o estudante na construção de um trajeto personalizado. 4. Realizar e apresentar trabalhos individuais relacionando de forma sustentada diferentes imagens, em diferentes suportes e criadas em diferentes períodos temporais.
Programa
INTRODUÇÃO Teoria da Imagem e Estudos Visuais, breve história de um campo de investigação recente Warburg e o Atlas Mnemosyne: da memória das imagens à memória coletiva PARTE I. O MITO DE NARCISO: O VISÍVEL E O VISUAL 1.1. O mito de Narciso e o poder do observador 1.2. Visões e projeções: o olho e a máquina de Brunelleschi 1.3. Projeções e reflexos: o observador dentro da imagem PARTE II. O MITO DE MEDUSA: A VISÃO E A CEGUEIRA 2.1. O mito de Medusa e o poder da visão 2.2. Narciso versus Medusa: beleza, fealdade e grotesco 2.3. Visão e Violência: o outro sexo PARTE III. O MITO DE PIGMALIÃO: O REAL E O VIRTUAL 3.1. O mito de Pigmalião e o poder da imagem 3.2. Reprodução e utopia: a fotografia, o movimento e o tempo 3.3. Duplicação e distopia: Frankenstein, Dr. Jekyll and Mr. Hyde, Metropolis e Blade Runner
Método de Avaliação
As aulas de Teoria da Imagem II assentam na exposição oral, na observação e/ou audição de imagens, de excertos videográficos e sonoros e no recurso a outros materiais multimédia. Nelas procura-se suscitar a participação por via do diálogo e da discussão aberta, da colocação de questões e do esclarecimento de dúvidas. As aulas serão acompanhadas, sempre que necessário, de textos ou imagens fundamentais não disponíveis na Biblioteca da Faculdade. O regime de avaliação da UC é de avaliação contínua, composta por indicadores de desempenho em sala de aula (20%) e por momentos de avaliação parcial (80%). Estes correspondem a três fases de realização de um ensaio, com pesos respetivos de 15%, 25% e 40%. Os estudantes devem comparecer a, pelo menos, 60 % das aulas, com exceção dos estatutos especiais. A avaliação final, obrigatória para estudantes com classificação da avaliação contínua entre 7 e 9 valores, consistirá na apreciação de melhorias específicas nas fases da realização do ensaio.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- L’image. Peinture, photographie, cinéma : des origines à l'ère numérique.: AUMONT, Jacques 2020 4ª ed. Paris: Armand Collier
- Six Stories from the End of Representation: Images in Painting, Photography, Astronomy, Microscopy, Particle Physics, and Quantum Mechanics, 1980-2000.: ELKINS, James 2008 Stanford: Stanford University Press.
- Visualizations: The Nature Book of Art and Science.: KEMP, Martin 2000 Oxford University Press.
- Vision and Art: the Biology of Seeing.: LIVINGSTONE, Margaret 2002 Nova York: Abrams.
- The Molecular Gaze: Art in the Genetic Age.: NELKIN, Dorothy; ANKER, Suzanne (eds.) 2004 Cold Spring (NY): Cold Spring Harbor Laboratory Press.
- An Anthropologist on Mars: Seven Paradoxical Tales.: SACKS, Oliver 1995 Londres: Picador.
- Practices of Looking: An Introduction to Visual Culture (Third Edition). : STURKEN, Marita; CARTWRIGHT, Lisa 2017 Oxford: Oxford University Press
- Inner Vision: An Exploration of Art and the Brain.: ZEKI, Semir 1999 Oxford: Oxford University Press.