Currículo

Performance como Prática Multimédia PcPM

Contextos

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Performance > Optativa III

Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Performance > Optativas VIII e IX

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC combina trabalho de atelier com leituras e visionamentos de obras de arte, visando explorar a acção performativa desenvolvida em multimédia. A permeabilidade desta disciplina incorpora várias, senão mesmo todas, disciplinas de artes plásticas, orientando-se, deste modo, o estudo no sentido de integrar a prática da performance em objectos performativos mais complexos que poderão ser interdisciplinares. Os estudantes deverão ser capazes de expandir o seu entendimento e experiência do objecto performativo, a concretizar em dois projectos práticos produzidos durante o semestre. Estes projectos, que podem ser executados em diferentes media (fotografia, filme, vídeo, áudio, objectos, instalações interdisciplinares, ou inclusivamente, acções conceptuais/performativas) devem explorar a acção performativa, a par do questionamento do processo complexo através do qual o significado é construído. Arte Multimédia; Licenciatura; Semestral; 168 (PL 63); 6 ECTS; Nível II.

Programa

1. Performance: — A performance como time-based art, i.e., arte que tem por fundação o tempo e o processo; — A relação intrínseca da Performance com a Arte Conceptual (desmaterialização e crítica institucional); — A análise e discussão da performance entendida como acção versus a representação, i.e., acto de representar (teatro e cinema). 2. O vídeo nas artes visuais – um medium documental expandido: — História do vídeo na sua relação com as artes visuais, desde o seu surgimento em 1967; — A particular e estreita relação do vídeo com a performance; — Análise e discussão de conceitos operativos fundamentais na prática artística da performance, tais como: repetição, duração, edição, pós-produção.

Método de Avaliação

Esta U.C. desenvolve-se em duas fases, consistindo a primeira em sessões de cariz expositivo, onde serão abordados os conteúdos propostos através do visionamento e análise de trabalhos artísticos de referência, e da análise de textos que visam a compreensão da moldura teórica que enquadra a performance e o vídeo. A segunda fase consiste, por sua vez, em sessões orientadas para o acompanhamento e discussão dos projectos individuais dos estudantes, sendo que a actividade docente será desenvolvida com respeito das opções pessoais dos estudantes, desde que estritamente articuladas com os objectivos de formação delimitados nos conteúdos deste programa curricular. A avaliação é contínua (AC), periódica (AP) e final (AF) resultando da sua média ponderada. AC incide sobre assiduidade, participação nas aulas e contactos com o docente ao longo do semestre (20%); AP incide sobre o trabalho realizado até meio do semestre (40%); AF consiste na apreciação dos dois trabalhos concluídos (40%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Vito Acconci: diary of a Body, 1969 – 1973: Acconci,V., Basta, S. & Ricciradi, G. (Ed.). 2006 Charta
  • Um teatro sem teatro: Borja-Villel, M. J. 2007 MACBA; MCB
  • Bruce Nauman: Bruggen, C. V. 1998 Rizzoli
  • A Arte da Performance: do futurismo ao presente: Goldberg, R. L. 2012 (2ª ed.). (J. L. Camargo, R. Lopes, Trad.) Orfeu Negro. (Obra original publicada em 1988)
  • Chris Burden: Hoffman, F. (Ed.) 2007 Thames and Hudson
  • Into the Light: The Projected Image in American Art, 1964-1977: Illes, C. 2001 Whitney Museum of American Art Books
  • Bruce Nauman: The True Artist: Plagens, P. 2014 Phaidon Press
  • 100 Video Artists: Ross, D. A. & Van Assche, C. (Ed.). 2010 Exit Books
  • Expanded Cinema: Art, Performance, Film: Rees A.L., White, D., Ball, S. & Curtis D. (Ed.). 2011 Tate Publishing
  • Out of Actions: Between Performance and the Object, 1949-1979: Schimmel, P. (Ed.). 1998 Thames and Hudson; The Museum of Contemporary Art.
  • Dan Graham: Beyond: Simpson, B. & Illes C. (Ed.). 2009 The Museum of Contemporary Art; Cambridge Massachusetts; Mit Press

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre