Currículo
Tapeçaria I - Iniciação Tni-II
Contextos
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativa II
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativa VI
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pintura; Licenciatura; Semestral; TP 84 + OT 28; 6 ETCS; Nível I Esta Unidade Curricular visa introduzir a Tapeçaria enquanto pensamento e linguagem artística. Apresenta o legado histórico das técnicas e materiais do âmbito da tecelagem e contextualiza a Tapeçaria numa perspectiva contemporânea. Tem como objectivos: . Aquisição do léxico fundamental da tapeçaria e contextualização histórica dos seus instrumentos, materiais e técnicas; . Aquisição de competências nos domínios artístico, técnico e científico de processos têxteis, consolidadas através de exercícios criativos de experimentação plástica; . Aprofundar e fortalecer a relação entre pesquisa e experimentação direta em arte; . Fomentar a capacidade de compreender e adaptar os materiais, meios, e processos têxteis a um projeto artístico pessoal.
Programa
1. Tapeçaria: Pensamento e Linguagem Plástica: Enquadramento histórico e tecnológico da tecelagem como «grau zero» da Tapeçaria; .Construção de teares portáteis; .Técnicas de montagem de teias em bastidores e teares. .Teia e trama. Tecido Plano/Ponto de Tafetá; .Exploração das qualidades plásticas de materiais não têxteis na construção da trama; . Construção de tecidos compósitos criativos. 2. Tapeçaria-cartão: .Técnicas tradicionais de tecelagem manual: .Técnica para elaboração de cartões de tapeçaria. Representação gráfica-debuxo; .Trama de ligação e trama decorativa; .Pontos de envolvimento, pontos de nós e pontos bordados. 3. Projecto Têxtil: .Elaboração de experiências articulando matérias, materiais e técnicas têxteis; .Ensaio de modelos e protótipos; .Planeamento e descrição das fases conducentes à realização de um projecto.
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas estruturadas entre a apresentação de conceitos-chave relacionados ao universo têxtil e a dinamização da aprendizagem prática da tecelagem, bordado e tecidos construídos. O desenvolvimento do conhecimento técnico é acompanhado pelo enquadramento da arte contemporânea têxtil. A avaliação terá em conta a resolução dos exercícios e a pertinência do projeto. A nota final corresponde à média ponderada entre a Avaliação Contínua (a+b) 80% e a Avaliação Final(AF) 20%, na escala de 0 a 20 valores. a) Indicadores de desempenho como assiduidade, empenho (20%). b) Dois momentos de avaliação parcial (30%+30%) com classificação qualitativa divulgada publicamente na sala de aula. A AF consiste na apresentação global dos trabalhos, nas datas do Calendário Letivo. Sem elementos de Avaliação Contínua, o estudante não é admitido à Avaliação Final, ficando reprovado. A assiduidade deve ser superior a 60% das aulas. Os estudantes com estatuto especial devem contactar o docente.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- O ponto e o píxel: Pires, Susana 2017 Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino/ Câmara Municipal de Portalegre.
- O ponto e o píxel: Pires, Susana 2017 Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino/ Câmara Municipal de Portalegre.
- Bauhaus Weaving Theory - From Feminine Craft to Mode of Design: Smith, T’ai 2014 University of Minnesota Press.
- La tapisserie: .Coffinet J. e Pianzola, M. 1971 Genève : Les Éditions de Bonvent.
- Learning to Weave: Chandler, D. 2009 Colorado: Interweave Press.
- On Weaving (new expanded edition).: Albers, Anni 2017 Princeton University Press
Secundária
- O Livro do Ponto: Dias, Cristina Barroca (Org.); Silva, Filipe Rocga da (Org); Pires, Susana (Org) 2021 Sistema Solar (Documenta)
- ArteLab – Futuro – Tapeçaria Contemporânea. Inovação na prática Artística em Contexto Hiperciberliberal: Ferrão, Hugo 2012 Fabrikart, Arte, Tecnología, Industria, Sociedad. Innovación. Nº 10, Universidad del País Vasco, Bilbao, (pp.146-161).