Currículo
Gravura II - Experimentação Gráfica e Repetição G-IIEGR
Contextos
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativas VIII e IX
Groupo: LE - Plano 2025/2026 > 1º Ciclo > Optativas > Com Seleção de Minor / Sem Seleção de Minor > Minor em Tecnologias Artísticas de Pintura > Optativa III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Gravura II Experimentação Gráfica e Repetição Área científica: Pintura Anos lectivos de 2024-2025 Grau de Ensino: Licenciatura Duração: Semestral Horas de Contacto: (TP 84 + OT 28 horas) 6 ECTS Nível II 1. Nível que intensifica e completa a gravura calcográfica (água-tinta de açúcar, verniz mole, maneira negra). Num segundo momento transita-se para a gravura plana (litografia em folhas de polyester) e para a gravura permeográfica (serigrafia). Esta optativa inclui uma experimentação alargada das técnicas disponíveis, abrindo a possibilidade de colocar em prática diversos sentidos de duas noções centrais da gravura: a experimentação e a repetição. 2.Como se trata do penúltimo nível de aprendizagem de gravura, os discentes são convidados a pensar em projectos mais ousados que incluam novas dimensões, novos suportes, interligações com processos fotográficos e multimédia. 3.Pretende-se proporcionar competências para a manipulação criativa dos meios técnicos disponíveis.
Programa
1. Introdução às técnicas da água-tinta de açúcar, verniz mole, e maneira negra. 2. Ensaios de litografia não tóxica em Polyester, numa primeira fase com lápis litográfico e outros materiais riscadores, derivando posteriormente para manchas realizadas com Tushe, com as mais diversas diluições. 3. Introdução e prática de Serigrafia.
Método de Avaliação
Esta Avaliação está em conformidade com o RACCE. A Avaliação Contínua é composta por dois parâmetros: a) Indicadores de desempenho em sala de aula, tais como participação, assiduidade, empenho, autonomia, espírito crítico, integração na dinâmica da aula, entre outros. A ponderação na Classificação de Avaliação Contínua deve ser de 20 % (vinte por cento). b) Momentos de avaliação parcial, distribuídos ao longo do período letivo, destinados a aferir a progressão da aprendizagem e a qualidade do percurso do estudante na aquisição de conhecimentos e competências. Estes momentos devem ser, no mínimo, dois (2) distribuídos equitativamente ao longo do período letivo. A sua ponderação na Classificação da Avaliação Contínua deve ser de 80 % (oitenta por cento). Média ponderada entre a Classificação Final da Avaliação Contínua, com peso de 80 % (oitenta por cento) em regra, e a Classificação da Avaliação Final, com peso de 20 % (vinte por cento);
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política: Walter Benjamin 2012 9789896412708
- Novos olhares sobre o Côa. Exposição de Gravura Contemporânea: José Quaresma, José Arnaud, Célia Pereira 2017 9789729451683
- Ensaios sobre Reprodutibilidade: José Quaresma; Juan Carlos Guadix 2008 9788433848413
- The Life and Art of Albrecht Dürer: Erwin Panofsky 1995 0691003033