Currículo
Madeiras I Made-I
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Opção Livre (Optativa X)
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Sem Seleção de Minor > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Sem Seleção de Minor > Optativa III
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Tecnologias para Design de Equipamento > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Tecnologias para Design de Equipamento > Optativa III
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Laboratório de Escultura > Madeiras
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A actividade promovida dentro do plano curricular de Estudos Tecnológicos de Madeira I realiza-se tendo por objectivos: Fornecer uma formação teórico-prática ordenada e sistematizada, proporcionando um conjunto de instrumentos operacionais e competências que possibilitem introduzir as metodologias do trabalho escultórico em madeira. Dotar os alunos dos conhecimentos necessários à execução de trabalhos de expressão plástica tridimensional, numa estreita relação entre o pensar e o fazer, bem como à aquisição de competências e compreensão de fundamentos no manuseamento de ferramentas manuais e potencialidades plásticas da matéria. Inaugurar a formação académica associada à expressão plástica específica da escultura em madeira, utilizando os princípios do talhe directo e as ferramentas de corte manual.
Programa
O plano curricular de Estudos Tecnológicos de Madeira I fomenta a investigação no domínio da linguagem plástica tridimensional e a compreensão sensível do condicionamento material, valorizando o desenvolvimento do conhecimento acima do domínio puramente técnico. Propicia-se o desenvolvimento de atitudes de inventiva formal e técnica, alicerçadas em mecanismos de indeterminação e acaso, com o intuito de proporcionar conhecimentos básicos sobre as operações tradicionais e potencialidades técnicas e expressivas contemporâneas da escultura em madeira, tendo em conta a apreensão dos seguintes conteúdos: Conhecimento geral da terminologia técnica associada às ferramentas de utilização manual, eléctrica e mecânica. Conhecimento geral das técnicas de afiação e rectificação do fio das ferramentas. Conhecimento geral das propriedades específicas dos materiais. Conhecimento geral dos princípios do talhe directo e do manuseamento da matéria.
Método de Avaliação
Os trabalhos dos alunos serão essencialmente de carácter individual, sendo o seu acompanhamento individualizado. A avaliação das competências adquiridas realiza-se de forma contínua, parcial e final. Os objetos de avaliação em todas as fases do seu desenvolvimento devem ser apresentados e discutidos, com os professores. Ao abrigo do Capítulo II do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos Estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), publicado no D.R. 2ª série, nº 244 de 17-12-2024 haverá lugar a avaliação contínua, avaliações parciais e final, marcadas segundo o calendário escolar e afixadas previamente. As ponderações a ter em conta serão: 20% para assiduidade e afins; 80% para os momentos de avaliação parcial e; 20% para a avaliação final, se esta tiver lugar.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Traditional woodworking techniques: Burrows, D 1994 livro