Currículo
Tipografia Tipo
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Identidade > Optativa III
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Edição > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Edição > Optativa III
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Representação e Comunicação para Design de Equipamento > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Representação e Comunicação para Design de Equipamento > Optativa III
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Interação > Optativa III
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Informação > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Design de Informação > Optativa III
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de tipografia pretende fornecer conteúdos e matérias que permitam ao aluno um conhecimento pormenorizado da letra e do alfabeto. Introduzem-se os discentes para o universo complexo e diversificado das abordagens tipográficas tradicionais e contemporâneas. Pretende-se criar conhecimento em torno dos referentes históricos. Numa primeira instância a história da escrita e numa segunda instância a história da tipografia e os seus autores. Fortalece-se o reconhecimento da anatomia tipográfica pelo estudo das suas formas, observação, investigação, classificação, ordenação estilística e cronológica. Desenvolvem-se competências de natureza funcionalista e projectual dando prioridade à experimentação, à liberdade formal e conceptual, em dois campos de trabalho: macro tipografia e micro tipografia. Enfatiza-se a funcionalidade do desenho tipográfico e da composição tipográfica procurando uma sensibilização para a relação dos tipos de letra com a leitura.
Programa
História e evolução da escrita, da proto-escrita à consolidação do sistema alfabético. História da caligrafia e da tipografia. Caracterização anatómica, morfológica e genealógica das fontes e das famílias tipográficas Maximiliano Vox e a classificação estilística, outras taxonomias tipográficas; nomenclatura tipológica e crivo tipográfico. Vanguardas da tipografia do século XX Autores e distribuidores, type designers. 1. Código Abecedário: sistema alfabético, exploração e negação das formas alfabéticas convencionais. 2. Caligrafia Fundacional: formas caligráficas, análise de modelação com recurso a aparos metálicos. 3. Tipografia modular: introdução aos princípios conceptuais e operativos da modulação tipográfica. 4. Alfabeto Fonético: estudo do alfabeto enquanto notação da oralidade; contraponto grafema fonema. 5. Livro Espécimen: text type e display type: exploração das capacidades expressivas dos caracteres tipográficos; leiturabilidade e legibilidade tipográfica.
Método de Avaliação
A unidade curricular está compartimentada em três estratégias para aquisição de conteúdos: 1. Realização de projectos práticos; 2. Apresentação de matérias de natureza teórica que servem de antecâmara para os exercícios a efectuar; 3. Núcleos teóricos isolados. A unidade curricular é constituída por cinco momentos de avaliação organizados de forma sequencial, com parâmetros temporais modulares, ao longo do semestre: uma sessão de apresentação do enunciado, seguida de três sessões integrais de desenvolvimento. Avaliação Contínua A Classificação Contínua (0-20 valores) resulta da seguinte ponderação: 1. Avaliação parcial: 80% (oitenta por cento) Cinco elementos de avaliação em sequência: — Código Abecedário (10%) — Caligrafia Fundacional (10%) — Tipografia Modular (20%) — Alfabeto Fonético (20%) — Livro Espécimen (20%) 2. Desempenho em sala de aula: 20% (vinte por cento) — Assiduidade, integração na dinâmica da aula, espírito crítico, empenho, autonomia.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Type & Typography: Baines, P., Haslam, A. 2002 London: Laurence King.
- The Elements of Typographic Style: Bringhurst, R. 1997 Vancouver: Hartley & Marks.
- Copy - Editing: The Cambridge Handbook For Editors, Authors and Publishers: Butcher, J. 1999 Cambridge University Press.
- An Essay on Typography: Gill, E. 1998 London: Lund Humphries.
- A Type Primer: Kane, J. 2002 London: Laurence King.
- Modern Typography: Kinross, R. 1992 London: Hyphen.
- Thinking With Type: Lupton, E. 2004 New York; Princeton Architectural Press.
- The Thames and Hudson Manual of Typography: Mc Lean, R. 1996 London: Thames and Hudson.
- Stop Stealing Sheep & Find Out How Type Works: Spiekermann, E., Ginger, E.M. 1993 Mountain View: Adobe Press.
- The New Typography: Tshichold, J. 1998 Berkeley: University of California Press; 1998.
- Printing Types, Their History, Forms, and Use: Berkeley Updike, D. 2001 Delaware, London: Oak Knoll Press, The British Library.