Currículo
Ilustração II (Desenvolvimento) I-II-Desenvolvimento
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Condicionadas Desenho > Optativa II
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Ilustração > Optativas VII e VIII
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Ilustração > Optativa IV
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Ilustração > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Ilustração > Optativa III
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Condicionadas Desenho > Optativa IX
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenho Semestral 42TP 6 ECTS Desenvolvimento da aprendizagem iniciada em Ilustração I Desenvolvimento da criatividade no domínio da expressão gráfica Exploração de suportes, materiais, instrumentos e processos Referências e exemplos da história da ilustração, seus diversos meios, funções e contextos Reconhecimento da ilustração no âmbito da cultura visual contemporânea Compreensão da relação palavra-imagem, do conceito à interpretação e ilustração Exploração de metáforas visuais Criação de imagens integradas num projeto exploratório, no sentido de desenvolver uma poética gráfica pessoal
Programa
Introdução ao campo da ilustração, meios, funções, contextos e públicos Palavra e imagem, exercícios exploratórios Interpretação de conceito e mensagem, literal e metafórico Exploração de recursos visuais, recolha, colagem, apropriação e transformação Exploração do campo visual da imagem composição, contraste, expressão, foco, ênfase e detalhe Desenvolvimento de série de imagens, construção de narrativas visuais Desenvolvimento de projeto de ilustração
Método de Avaliação
Ilustração II funciona em regime de acompanhamento prático e de avaliação contínua, sendo considerada a estratégia pedagógica mais adequada para o desenvolvimento de projetos Dentro da estrutura programática considera-se fundamental uma participação com carácter personalizado em que a exploração de recursos visuais, de carácter gráfico e artístico, seja preponderante e onde cada estudante investigará e desenvolverá os exercícios temáticos propostos. No início do semestre, será feita a apresentação do programa e a indicação dos exercícios temáticos a desenvolver ao longo do semestre. As metodologias de ensino e de avaliação dividem-se em duas componentes; a componente prática e a principal onde cada aluno investigará e desenvolverá os exercícios temáticos propostos e a componente teórica na qual o aluno se pronunciará, justificando a sua adequação ao exercício proposto
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Principios de Ilustrácion: ZEEGEN, Lawrence 2013 Gustavo Gili
- Graphic Storytelling and Visual Narrative: Eisner, Will 2008 W. W. Norton & Company
- Basics Illustration, Text and Image: Wigan, Mark 2008 AVA Plublishing
- Drawing for Illustration: Salisbury, Martin 2022 Thames & Hudson