Currículo
Ergonomia Erg
Contextos
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Tecnologias para Design de Equipamento > Optativa VI
Groupo: LE - Plano 2018/2019 > 1º Ciclo > Opcionais > Minor / Opção Livre > Minor em Tecnologias para Design de Equipamento > Optativa III
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC Ergonomia (Design de Equipamento, 1º ciclo, semestral, 21h, Nível1) tem como principal objetivo introduzir o estudante aos princípios e conceitos fundamentais da disciplina científica da Ergonomia, a qual estuda a interação do humano com produtos e espaços, na execução de tarefas em contextos ocupacionais e utilitários. Pretende-se que o estudante adquira instrumentos e competências que lhe permitam analisar e interpretar os dados ergonómicos, no que concerne à natureza das relações que se estabelecem entre o indivíduo, a tarefa e o equipamento e/ou espaço. Pretende-se que no final do semestre, o estudante esteja apto a introduzir um conjunto de orientações ergonómicas no projeto de design, e esteja consciente da sua responsabilidade enquanto designer para a melhoria e eficácia do desempenho e da usabilidade, conhecendo e respeitando as características, limitações e capacidades do ser humano.
Programa
• Conceito, origem, evolução histórica e correntes da ergonomia • Projeto em Ergonomia: modalidades de intervenção, prática em ergonomia e principais conceitos em análise ergonómica • Diversidade e variabilidade Humana e Dinâmica Evolutiva: conceitos, universo de utilizadores e fatores bio-sociais determinantes • User-centered-design: conceito, princípios e abordagem do UCD • Componente físico-dimensional e funcional: bases antropométricas, fisiológicas e biomecânicas • Componente sensorial e percetiva: perceção e atenção, fatores ambientais (ruído, vibração, ambiente térmico, iluminação) • Normalização: avaliação ergonómica de bens de consumo • Segurança e avaliação de risco • Ergonomia, Fatores Humanos e Design de Equipamento: compreensão do contexto de uso, relevância da análise da atividade, relação custo/benefício (macro-ergonomia), fatores psicossociais (espaço pessoal e cultura), antropotecnologia
Método de Avaliação
Apresentação de conteúdos teóricos e discussão de exercícios de análise e reflexão sobre equipamentos específicos. Avaliação contínua: a) Desempenho em aula (20% na classificação): - Valorização da presença nas aulas (acima de 60% do total das aulas ministradas) valendo 10% na classificação; - Participação em quizzes, nas aulas (10% na classificação); b) Avaliação parcial (80% na classificação): - Trabalho em grupo (30% na classificação): Resumo do trabalho a realizar no semestre, segundo as orientações do respetivo guião (5% na classificação); Relatório de análise crítica de um equipamento de uso ocupacional/utilitário específico, na perspetiva de User Centred Design e da exposição ao risco, atendendo a critérios de conforto, de segurança e de saúde (25% na classificação). - Teste de cariz teórico-prático, valendo 50% na classificação. Avaliação Final: Consiste num exame teórico-prático e segue o definido no RACCE publicado em DR de 17/12/2024.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Introduction to Human Factors and Ergonomics: Bridger, R.S. 2018 CRC Press
- Human Factors and Ergonomics in Consumer Product Design: Karwowski, W.; Soares, M.; Stanton, N. 2011 CRC Press
- Fitting the human: Introduction to ergonomics and human factors engineering: Kroemer, K.H.E. 2017 CRC Press
- Introduction to Human Factors and Ergonomics for Enginneers: Lehto, M; Landry, S.J. 2013 CRC Press
- A Ergonomia: Montmollin, M. & Darses, F. 2011 Piaget
- Bodyspace: Anthropometry, Ergonomics and the design of Work: Pheasant, S. & Haslegrave, C.M 2018 Taylor & Francis.