Sumários

Cerâmica e Arte Sacra Cristã

3 Novembro 2021, 14:00 Pedro Matos Fortuna

Abordagem à Arte Sacra Cristã, na perspectiva de aprofundamento reflexivo e dos discursos pessoais.  A importância pessoal e artística, enquanto remete para questões espirituais essenciais no Homem, e na Arte. São, portanto, pertinentes as perguntas sobre a noção de divino (e a imagem de Deus) e que dimensão espiritual temos nós (Homens). Elaborações/ reflexões que parecem ter que informar as  investigações e ensaios artísticos, permanecendo de modo circular na vida de algumas pessoas.

Algumas referências: Kandinsky, Wassily - Do Espiritual na Arte. Lisboa: D. Quixote,2010. Saint-Martin,Isabelle - Art chrétien/art sacré. Regards du catholicisme sur l'art (France,XIXe-XXe siècles). Rennes: PUR, 2014. Maia, Tomás (Org.) – Persistência da Obra II, Arte e Religião. Lisboa: Sistema Sola/ Documenta, 2020. ISBN 978-989-9006-64-5 (Biblioteca FBAUL) Régamey, R. - Arte Sacra Contemporânea. São Paulo: Herder Editora, 1965.


Desenho e Cerâmica

29 Outubro 2021, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Algumas possibilidades gráficas da Cerâmica. Soluções de intervenção directa.

A obra de pequena escala e carácter intimista ou arquivista. Surpresa do material e o seu carácter.
Os suportes de referência estrutural - ladrilhosa e os avançados de cerâmica fibrosa de alta temperatura.
As intervenções do desenho a pincel e a via majólica ou a utilização de lápis cerâmicos sobre chacota  e sob o vidrado. Outras intervenções de carácter mais aleatório.
A apresentação e exposição da obra.
 



Apoio aos exercícios em desenvolvimento

27 Outubro 2021, 14:00 Pedro Matos Fortuna

Continuação da aula anterior.

Apoio aos exercícios em desenvolvimento.
A escolha entre o molde de enchimento a barbotina e a construção à lastra.
Alterações e pequenas diferenças na repetição da forma.


Pintura cerâmica e expressionismo abstracto

22 Outubro 2021, 10:00 Pedro Matos Fortuna

O projecto de grande espiritualidade na tradução Cerâmica - ligações ao expressionismo abstracto na Pintura e no Cinema (sugerido  pelo interesse de alguns projectos individuais). 

O suporte plano e os modos de exposição (horizontal ou vertical), suas repercussões técnicas na escolha da pasta, dimensão da peça, unidade ou fracção e opções de revestimento, em sintonia com a pasta escolhida.
Os "azulejos" e os suportes relevados de baixa dimensão.
A "acção" na pintura.


Marca textural e memória

20 Outubro 2021, 14:00 Pedro Matos Fortuna

Desafios colocados pelo "Tempo, Memória e Rasto" (registo) no discurso artístico.

As acções acidentais transformadas em deliberações plásticas,de modo que o autor, gerindo acções indirectas, recolhe o acidente e a espontaneidade como marca sua, como registo afim daquele identificado na observação quotidiana.
A textura material como rasto/ marca.
As questões da dimensão e apresentação da obra. A sua necessidade de acreditação junto do destinatário (?).