Sumários

Cerâmica e desenho diário

15 Outubro 2021, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Relação do projecto cerâmico com o registo projectual diário do desenho, ou outra prática individual.

Relação de espontaneidade gráfica, contra o peso e materialidade do material cerâmico.
O desafio da massa  e a atracção da desmaterialização - espessura das peças e tratamento a temperaturas destrutivas do gesto intencional.
Questões de durabilidade e permanência técnica.


Do mimetismo em cerâmica

13 Outubro 2021, 14:00 Pedro Matos Fortuna

O mimetismo enquanto capacidade criativa e seus modos na tecnologia Cerâmica.

As questões de morfologia superficial, apropriadas pelo contacto e impressão directa, ou o recurso a molde, diferente da afinidade processual, a procura do pathos criativo que se identifica como alusão e metáfora.
Ligação a experiências fotográficas, quimigramas, e a sua tradução em obra cerâmica.    


Cerâmica e pintura matérica

8 Outubro 2021, 10:00 Pedro Matos Fortuna

A tradução da pintura de matéria densa na prática cerâmica. Convívio com as formas figurativas vocacionadas para a dissolução no meio amorfo e as sua passagem para abstracção. As leituras optativas e idiossincráticas tempo, isto é, era possível o visualizador  observar figuras nas obras, embora leva-se um certo tempo para as identificar e concretizar uma imagem que podia ser  facilmente reconhecida, deixando assim a abstração dominar a obra.


Acompanhamento de projectos nascentes - pintura e baixo-relevo

6 Outubro 2021, 14:00 Pedro Matos Fortuna

Leitura de pinturas bicromáticas e sua vocação para a tradução em baixo-relevo. A questão da mais-valia nos casos de figura-fundo, com a percepção sintetizante dos valores formais da figura na composição.
Considerações cromáticas prévias.
Estratégias construtivas: construção total e posterior vazamento do tardoz vs. construções das formas ocas e sua implantação no plano(lastra) prévio.
Cuidados na secagem.


Acompanhamento dos projectos individuais

1 Outubro 2021, 10:00 Pedro Matos Fortuna

Acompanhamento dos projectos individuais em construção. Transições e tradução da linguagem pictórica em função do material cerâmico.

Cultura do monstruoso e do onírico expressivo:a questão do personagem, a atitude desafiadora/de convite ao público e a hipérbole da linguagem. Passagem ao baixo relevo de média-escala.
Volumetria de pequena escala e ingenuidade narrativa - a repescagem dos desenhos infantis e a memória arquivada. Elementos fundamentais  do médio volume, segundo a pasta escolhida.