Contextos da produção material
26 Novembro 2021, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Tipologias de atelier; obra única, múltiplo e série.
Tipologias de atelier
Da relação mestre-discípulo à de artista-assistente. Dos ateliers renascentistas (“da escola de ...) passando pelo estúdio na academia (Jérôme) e pelo museu (Cézanne). O estúdio de Donald Judd; a natureza como espaço de trabalho (a partir da escola de Barbizon), o PC. O atelier como escritório: Marcel Duchamp e Joseph Koons. A primazia da concepção (o pensar, propriamente projectual) relativamente à concepção manual (o fazer, a execução).
O atelier como residência artística e como projecto place e site-specific.
Obra única, múltiplo e série.
A aura da obra de arte segundo W. Benjamim e os NFTs (Non-fungible Token)
As modalidades da repetição através das tecnologias: o modelo da gravura e da fotografia.
Na pintura: A ficção literária e as suas sugestões (Georges Perec, A vida: modo de usar).
Será que a obra perde a sua aura pela desmultiplicação?
Em que situações a repetição confere sentido à obra pictórica? (“repetir, repetir até ficar diferente...”) A transposição, a justaposição, a reiteração. Tipos de repetição inerentes à produção de obra.
Afinidades e diferenças com o sistema editorial e a indústria cinematográfica.
A série e o ciclo como estruturas modernas de configuração da pintura e, por vezes, da narrativa. Bill Viola, Paula Rego.