Sumários
Contextos temáticos do mundo, da arte e da pintura
6 Janeiro 2023, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
- Narrativa como experiência vivida e envolvente, a potência das imagens mentais: Kianga Ford
- A destruição pela mão do homem: John Gerrard
- Como é que a ficção se torna realidade e vice-versa: Johan Grimonprez
- Indistinções entre verdade e ficção, autoridade, intenção artística e limites entre arte e vida: Iris Häussler
- Narrativas sobre confusão emocional, relacionamentos interpessoais e a aparente impossibilidade de localizar a verdade na vida quotidiana: Jonn Herschend
- A condição humana. Mistura entre a arte e a vida com tácticas como a dobragem, a tradução, a reconstituição e a transposição: Pierre Huyghe
- Objectos mutantes, dicotomias alto/baixo, verdadeiro/falso e original/reprodução, “cópias autenticas”, “o mundo virado do avesso”: Bertrand Lavier
- As fronteiras entre natural/artificial, real/virtual, natureza/cultura, mundos virtuais (SecondLife), e os nonsites: Joel Lederer
- Os conflitos militares nos media americanos e na cultura popular: An-My Lê
- O hiper-real quietude e requinte da representação, Sharon Lockhart
- Questionamento da identidade racial, da estruturas económicas e sociais: Iñigo Manglano-Ovalle
- o autor e a sua identidade, os avatares, os pseudónimos e a sua utilidade nos meios digitais para encobrir a realidade (e a identidade): Eva and Franco Mattes
- Apropriação e reutilização, criação/cópia, readymade/criação original: Jonathan Monk
- O lixo como matéria prima (a vida social dos objectos), a fabricação de ilusão,: Vik Muniz
- A ficção na internet através de avatares: An-My Lê
- Expansão do poder militar e da violação dos direiros humanos: Trevor Paglen
- O rasto da devastação das guerras civis (do Líbano): Walid Raad,
- Experiência da perda e do luto: Dario Robleto,
- Ficções fotográficas (a partir da História da arte): Eve Sussman, Cindy Shermann
- Sobre a dúvida (a transparência da informação, a verdade e a confiança): Mary Temple
- Denúncia: Conscientizar o público sobre o comportamento empresarial inescrupuloso: Yes Men.
http://artsmia.org/more-real/preview.html#demand
O que permanece ao longo da história (géneros da pintura e respectivas actualizações) continuando uma tradição/herança?; o que é novidade (o conceito de “novo”)?
Contextos temáticos do mundo, da arte e da pintura (continuação)
6 Janeiro 2023, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
- Narrativa como experiência vivida e envolvente, a potência das imagens mentais: Kianga Ford
- A destruição pela mão do homem: John Gerrard
- Como é que a ficção se torna realidade e vice-versa: Johan Grimonprez
- Indistinções entre verdade e ficção, autoridade, intenção artística e limites entre arte e vida: Iris Häussler
- Narrativas sobre confusão emocional, relacionamentos interpessoais e a aparente impossibilidade de localizar a verdade na vida quotidiana: Jonn Herschend
- A condição humana. Mistura entre a arte e a vida com tácticas como a dobragem, a tradução, a reconstituição e a transposição: Pierre Huyghe
- Objectos mutantes, dicotomias alto/baixo, verdadeiro/falso e original/reprodução, “cópias autenticas”, “o mundo virado do avesso”: Bertrand Lavier
- As fronteiras entre natural/artificial, real/virtual, natureza/cultura, mundos virtuais (SecondLife), e os nonsites: Joel Lederer
- Os conflitos militares nos media americanos e na cultura popular: An-My Lê
- O hiper-real quietude e requinte da representação, Sharon Lockhart
- Questionamento da identidade racial, da estruturas económicas e sociais: Iñigo Manglano-Ovalle
- o autor e a sua identidade, os avatares, os pseudónimos e a sua utilidade nos meios digitais para encobrir a realidade (e a identidade): Eva and Franco Mattes
- Apropriação e reutilização, criação/cópia, readymade/criação original: Jonathan Monk
- O lixo como matéria prima (a vida social dos objectos), a fabricação de ilusão,: Vik Muniz
- A ficção na internet através de avatares: An-My Lê
- Expansão do poder militar e da violação dos direiros humanos: Trevor Paglen
- O rasto da devastação das guerras civis (do Líbano): Walid Raad,
- Experiência da perda e do luto: Dario Robleto,
- Ficções fotográficas (a partir da História da arte): Eve Sussman, Cindy Shermann
- Sobre a dúvida (a transparência da informação, a verdade e a confiança): Mary Temple
- Denúncia: Conscientizar o público sobre o comportamento empresarial inescrupuloso: Yes Men.
http://artsmia.org/more-real/preview.html#demand
O que permanece ao longo da história (géneros da pintura e respectivas actualizações) continuando uma tradição/herança?; o que é novidade (o conceito de “novo”)?
Contextos temáticos: do mundo, da arte e da pintura.
16 Dezembro 2022, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
- Fake design/originais arruinados ou falsificações aprimoradas?: Ai Weiwei
- A paisagem (o mundo) comprimida e distorcida/o artista desobediente que insiste em ver e mostrar o mundo de modo “errado”: Seung Woo Back
- Colagens conceptuais para misturar factos e ficção: Zoe Beloff
- Os efeitos da globalização e da híper-mercantilização na cultura contemporânea: Cao Fei
- Construção de imagens (fotográficas) sob o pressuposto que “A câmara não mente”: Thomas Demand,
- A experiência da espera e os gabinetes de curiosidades, a relação entre verdadeiro e falso: Mark Dion
- Espaços disruptivos e experiências uncanny e desorientadoras: Leandro Erlich,
- Como é que as memórias se tornam história (entre realidade e ficção): Omer Fast
- Narrativa como experiência vivida e envolvente, a potência das imagens mentais: Kianga Ford
- A destruição pela mão do homem: John Gerrard
- Como é que a ficção se torna realidade e vice-versa: Johan Grimonprez
- Indistinções entre verdade e ficção, autoridade, intenção artística e limites entre arte e vida: Iris Häussler
@font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:0 0 0 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;}@font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1073786111 1 0 415 0;}p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}.MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}div.WordSection1 {page:WordSection1;}Contextos temáticos: do mundo, da arte e da pintura.
16 Dezembro 2022, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Contextos
temáticos: do mundo, da arte e da pintura.
- Fake design/originais arruinados ou falsificações aprimoradas?: Ai Weiwei
- A paisagem (o mundo) comprimida e distorcida/o artista desobediente que insiste em ver e mostrar o mundo de modo “errado”: Seung Woo Back
- Colagens conceptuais para misturar factos e ficção: Zoe Beloff
- Os efeitos da globalização e da híper-mercantilização na cultura contemporânea: Cao Fei
- Construção de imagens (fotográficas) sob o pressuposto que “A câmara não mente”: Thomas Demand,
- A experiência da espera e os gabinetes de curiosidades, a relação entre verdadeiro e falso: Mark Dion
- Espaços disruptivos e experiências uncanny e desorientadoras: Leandro Erlich,
- Como é que as memórias se tornam história (entre realidade e ficção): Omer Fast
- Narrativa como experiência vivida e envolvente, a potência das imagens mentais: Kianga Ford
- A destruição pela mão do homem: John Gerrard
- Como é que a ficção se torna realidade e vice-versa: Johan Grimonprez
- Indistinções entre verdade e ficção, autoridade, intenção artística e limites entre arte e vida: Iris Häussler
Contextos temáticos: do mundo, da arte e da pintura.
9 Dezembro 2022, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Contextos
temáticos: do mundo, da arte e da pintura.
O conceito Zeitgeist. Em cada época da história existem correntes de pensamento que definem temas e caminhos para a arte e os artistas. Quais são os de hoje e quais se manifestam na pintura? (por oposição aos do século XX, por exemplo?).
Séc XX: arquivo, cartografias, “ismos” históricos, campos expandidos, projectos site-specific / Séc XIX pos-colonialismo, ecologia, género, cidadania, direitos humanos, verdade fabricada (thruthines):