Sumários
Contextos da produção material: Tipologias de atelier; obra única, múltiplo e série.
18 Novembro 2022, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Contextos da produção material: Tipologias de atelier; obra única, múltiplo e série.
Contextos da produção material: Tipologias de atelier; obra única, múltiplo e série.
18 Novembro 2022, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Contextos da produção material: Tipologias de atelier; obra única, múltiplo e série.
Espaços de permanência, transitoriedade e portabilidade, desmaterialização e digital
11 Novembro 2022, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
- Os espaços de permanência: as colecções permanentes (públicas e privadas) institucionais e as obras de arte pública, a céu aberto.
- Espaços de transitoriedade: modelos de arte efémera – do graffiti às intervenções espontâneas na natureza, no espaço público e com a comunidade; o modelo das exposições temporárias a interagir com o das exposições permanentes; as intervenções no museu.
- Espaços de Portabilidade: a circulação da obra e do artista – as residências artísticas, os programas Erasmus para estudantes de arte, as bolsas de estudo, o turismo como fenómeno cultural.
- Espaços de Desmaterialização da obra através do digital. A tecnologia do pixel e do vector para a construção de imagens digitais (de luz) e de um mundo paralelo das redes sociais, dos museus virtuais.
Questionamentos das páginas profissionais vs pessoais; círculos de pessoas integradas no sistema das artes vs círculo de amigos e família; de onde (quem) provêm os "gostos" e qual o impacto destas reações aos nossos posts? A possibilidade de criar uma carreira no mundo virtual (exposições virtuais, obras virtuais).
Espaços de permanência, transitoriedade e portabilidade, desmaterialização e digital
11 Novembro 2022, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
- Os espaços de permanência: as colecções permanentes (públicas e privadas) institucionais e as obras de arte pública, a céu aberto.
- Espaços de transitoriedade: modelos de arte efémera – do graffiti às intervenções espontâneas na natureza, no espaço público e com a comunidade; o modelo das exposições temporárias a interagir com o das exposições permanentes; as intervenções no museu.
- Espaços de Portabilidade: a circulação da obra e do artista – as residências artísticas, os programas Erasmus para estudantes de arte, as bolsas de estudo, o turismo como fenómeno cultural.
- Espaços de Desmaterialização da obra através do digital. A tecnologia do pixel e do vector para a construção de imagens digitais (de luz) e de um mundo paralelo das redes sociais, dos museus virtuais.
Questionamentos das páginas profissionais vs pessoais; círculos de pessoas integradas no sistema das artes vs círculo de amigos e família; de onde (quem) provêm os "gostos" e qual o impacto destas reações aos nossos posts? A possibilidade de criar uma carreira no mundo virtual (exposições virtuais, obras virtuais).
Contextos espaciais e lugares da pintura: espaço privado e público, museu, galeria.
4 Novembro 2022, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
O que distingue um espaço privado de um espaço público no contexto artístico e no sistema das artes? Que outros tipos de espaço existem? O papel das instituições na legitimação dos artistas.
Os espaços privados de utilização pública: galerias, fundações, websites e redes sociais, centros de arte contemporânea, de sites arqueológicos com visitas interactivas, de salas para concertos, teatro e outras artes performativas, assim como de muitos outros locais onde se produzem e exibem um conjunto de artefactos, objectos e ideias de valor cultural e artístico.
Eventos: Documenta (Kassel), feiras nacionais e internacionais, bienais. O efeito institucional e legitimador do sistema das artes e a valorização dos encontros multiculturais.
Leitura e análise colectiva do texto de Frederico Ferrarri " O rei vai nú..."