Contextos temáticos do mundo, da arte e da pintura

6 Janeiro 2023, 14:00 Margarida Penetra Prieto

- Narrativa como experiência vivida e envolvente, a potência das imagens mentais: Kianga Ford

- A destruição pela mão do homem: John Gerrard

- Como é que a ficção se torna realidade e vice-versa: Johan Grimonprez

- Indistinções entre verdade e ficção, autoridade, intenção artística e limites entre arte e vida: Iris Häussler

- Narrativas sobre confusão emocional, relacionamentos interpessoais e a aparente impossibilidade de localizar a verdade na vida quotidiana: Jonn Herschend

- A condição humana. Mistura entre a arte e a vida com tácticas como a dobragem, a tradução, a reconstituição e a transposição: Pierre Huyghe

- Objectos mutantes, dicotomias alto/baixo, verdadeiro/falso e original/reprodução, “cópias autenticas”, “o mundo virado do avesso”: Bertrand Lavier

- As fronteiras entre natural/artificial, real/virtual, natureza/cultura, mundos virtuais (SecondLife), e os nonsites: Joel Lederer

- Os conflitos militares nos media americanos e na cultura popular: An-My Lê

- O hiper-real quietude e requinte da representação, Sharon Lockhart

- Questionamento da identidade racial, da estruturas económicas e sociais: Iñigo Manglano-Ovalle

- o autor e a sua identidade, os avatares, os pseudónimos e a sua utilidade nos meios digitais para encobrir a realidade (e a identidade): Eva and Franco Mattes

- Apropriação e reutilização, criação/cópia, readymade/criação original: Jonathan Monk

- O lixo como matéria prima (a vida social dos objectos), a fabricação de ilusão,: Vik Muniz

- A ficção na internet através de avatares: An-My Lê

- Expansão do poder militar e da violação dos direiros humanos: Trevor Paglen

- O rasto da devastação das guerras civis (do Líbano): Walid Raad,

- Experiência da perda e do luto: Dario Robleto,

- Ficções fotográficas (a partir da História da arte): Eve Sussman, Cindy Shermann

- Sobre a dúvida (a transparência da informação, a verdade e a confiança): Mary Temple

- Denúncia: Conscientizar o público sobre o comportamento empresarial inescrupuloso: Yes Men.

http://artsmia.org/more-real/preview.html#demand

 

O que permanece ao longo da história (géneros da pintura e respectivas actualizações) continuando uma tradição/herança?; o que é novidade (o conceito de “novo”)?