Sumários

Pintura. Tintas e técnica mista

21 Novembro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Ensaio da utilização de tintas nos modos de pintura sob o vidrado e sobre o vidrado (majolica). Os valores da transparência e da frescura do toque na estratégia do revestimento; a sua afinidade com a aguarela e o valor desta nos estudos para obras de maior dimensão e em situações contractuais.

A expressão e a eficácia melhorada das soluções combinadas de materiais de diferentes características (técnica mista) sobre pasta chacotada e vidrado cru.azulejos vidrados crus.


Coloração e experimentação de vidrados prontos

16 Novembro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Coloração e uso dos vidrados prontos (industriais).

Vidrado transparente, Ferro® TR29, (SiO2/ AI2O3/ Na2O/ K2O/ PbO), corado, sobre  azulejo chacotado e sobre azulejo vidrado cru, realçando a valência tonal. Vidrado opaco Ferro® BC32 (SiO2/ AI2O3/ B2O3/ Na2O/ K2O/ CaO/ MgO/ ZrO2/ ZnO /PbO) corado sobre azulejo chacotado e sobre azulejo chacotado vidrado cru.

A opalescência baseada da fraca espessura e os valores pastel na construção do revestimento.


Experimentação e uso de engobes terrosos

14 Novembro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Ensaios individuais dos exercícios propostos sobre ladrilho feito previamente. Controlo das secagens e remedeio de secagens adiantadas. Validade do recurso em peças tridimensionais e em parceria com vidrados transparentes coloridos. O tempo do “scrafitto” relativamente à pintura.


Pintura experimental com engobe argiloso

9 Novembro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Pintura experimental com engobe argiloso  sobre ladrilho cru.

Natureza morfológica elementar desta pintura/ revestimento. Valor da proximidade dos resultados ao tempo da aplicação e após a cozedura, valorização estrutural da peça e seu melhoramento ou preparação para o revestimento vítreo transparente posterior.

Observação e controle do estado de secagem. Tipologia e cor, associação à técnica de "Scrafitto" para valorização gráfica.


Revestimentos cerâmicos

7 Novembro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Revestimentos cerâmicos, seu valor técnico e estético.

Engobes naturais e artificiais. A banda técnica de desenvolvimento dos materiais entre "a terra e o vidro" e a progressão numa das direcções.
Composição dos revestimentos vítreos e divisão empírica dos seus componentes: óxidos básicos, neutros e ácidos. Corantes brutos e sintetizados. Preparação e aplicação dos vidrados industriais.