Sumários

Cozedura e fornos

17 Outubro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Cozedura e fornos. Factores da cozedura e classificação segundo os materiais. Enfornamento e ciclo térmico. Transformações físicas e químicas das pastas na cozedura. Pirometria: estimativa e amostra; pastas calibradas (cones e anéis de bullers) e multi voltímetro com cana pirométrica. Tipologia dos fornos, sua relação com as práticas de atelier e as práticas integradas na indústria. Fornos e atmosferas de cozedura.


Peças bidimensionais elementares

12 Outubro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Continuação da preparação de peças bidimensionais. Exploração de programas de criatividade e exploração das sensibilidades na composição. A estrutura polivalente da "grelha" azulejar e a dinâmica de outros padrões - modo de fazer. Passagem e compromisso entre as linguagens bi e tridimensionais. Utilização dos cadernos de registo ordinário, transversais ao trabalho do estudante.


Prcesso cerâmico. Secagem das pastas na obra em construção

10 Outubro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Secagem das peças cerâmicas, sua relação com a tipologia da pasta e a forma específica. Endurecimento e contracção das pastas, condicionantes e oportunidades técnicas. Processos naturais e artificiais, cuidados específicos.

Exercícios individuais.


Conformação da forma cerâmica

3 Outubro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Construção da forma cerâmica e sua relação com as características morfológica das pastas, da forma e quantidades desejadas. Soluções mecânicas, manuais e moldagem utilizando pastas secas, plásticas e líquidas. Exemplificações e demonstração de alguns comportamentos das pastas em produção.

Conformação com rolos e beliscos e complementos das estratégias conformativas por adição. Conformação por subtracção ecombinação de estratégias. 


Abordagem à conformação bidimensional

28 Setembro 2017, 09:30 Pedro Matos Fortuna

Conformação bidimensional. Tipologia dos moldes tradicionais de aro e desmoldantes pulverulentos (areia , cinza, talco), o seu papel na cerâmica estrutural tradicional. Moldes de gesso e cortantes mecânicos em lastra. Escolha da pasta e preparação de pequenas séries.

Introdução aos procedimentos de construção à lastra. Concepção prévia e planificação da peça. Desenho livre e reacção. "Dureza de couro" auto-portabilidade das faces. procedimentos de colagem.