Sumários
Desenho de Observação de bustos de gesso.
29 Outubro 2024, 17:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Continuação da abordagem inicial à representação da figura humana.
Desenho de representação da cabeça humana, a partir de bustos de gesso.
Indicações genéricas sobre estruturação inicial da representação da cabeça humana:
— Eixos, inclinações que determinam a posição relativamente ao observador;
— Várias indicações sobre métricas, posicionamento de elementos e ângulos notáveis; — Alerta sobre erros comuns que ocorrem na representação da cabeça da figura humana, designadamente, a tendência para o prognatismo, localização da orelha, o olho em escorço, truncar do cérebro entre outros.
— Referência à nomeação de alguns pontos e ângulos notáveis da cabeça humana.
— Sugestão para uma modelação a partir da mancha, evitando a tendência para o excesso de recurso às linhas de contorno e intorno.
— Indicação para modelar da formas gradualmente, após uma definição meramente indicativa e referencial da localização das diversas partes, mais importantes, que compõem a cabeça, a partir dos respetivos e distintos pontos de vista.
— Reforço do enfoque no problema da escala e ocupação da página - composição com um ou mais elementos.
Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.
Desenho de Observação de estátua de gesso - torso clássico.
28 Outubro 2024, 17:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Desenho de observação da estátua de gesso - torso:
- Introdução teórica acerca de diversas partes da figura humana com indicações anatómicas e alertas para erros recorrentes na sua representação.
- Indicações acerca da construção dos desenhos a partir da formulação inicial baseada nas proporções e na perceção dos principais eixos da figura - cabeça, cinturas pélvica e escapular e sinuosidade geral do torso;
- Definição das formas e das transições de superfície a partir da manipulação do claro escuro, recorrendo à borracha evitando as linhas de intorno.
- Sugestão da inclusão, recorrendo à transparência, do esqueleto humano na figura previamente desenhada, visando a compreensão da estrutura e fisionomia do corpo humano.
Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.
Desenho de Observação de estátua de gesso - torso clássico.
24 Outubro 2024, 14:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Desenho de observação da estátua de gesso - torso:
- Introdução teórica acerca de diversas partes da figura humana com indicações anatómicas e alertas para erros recorrentes na sua representação.
- Indicações acerca da construção dos desenhos a partir da formulação inicial baseada nas proporções e na perceção dos principais eixos da figura - cabeça, cinturas pélvica e escapular e sinuosidade geral do torso;
- Definição das formas e das transições de superfície a partir da manipulação do claro escuro, recorrendo à borracha evitando as linhas de intorno.
- Sugestão da inclusão, recorrendo à transparência, do esqueleto humano na figura previamente desenhada, visando a compreensão da estrutura e fisionomia do corpo humano.
Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.
Desenho de Observação de referente composto com estátua de gesso coberta com papel amachucado.
23 Outubro 2024, 17:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Proposta de referente composto com estátua de gesso coberta com papel amachucado amarrado à estátua:
- Indicações para a obtenção de proporcionalidade global da forma, no lançamento inicial dos desenhos, partindo da medida da cabeça do torso da estátua (descoberta), visando a obtenção do máximo de ocupação do espaço do suporte do desenho;
- Instruções para uma abordagem alicerçada na síntese e esquematização das formas irregulares;
- Sugestão para a inclusão de diferentes índices de acabamento dos desenhos com intencionalidade - acabado / inacabado;
- Apreciação dos valores tonais revelando a tridimensionalidade do referente.
Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.
Desenho de Observação de referente composto com estátua de gesso coberta com papel amachucado.
22 Outubro 2024, 17:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Proposta de referente composto com estátua de gesso coberta com papel amachucado amarrado à estátua:
- Indicações para a obtenção de proporcionalidade global da forma, no lançamento inicial dos desenhos, partindo da medida da cabeça do torso da estátua (descoberta), visando a obtenção do máximo de ocupação do espaço do suporte do desenho;
- Instruções para uma abordagem alicerçada na síntese e esquematização das formas irregulares;
- Sugestão para a inclusão de diferentes índices de acabamento dos desenhos com intencionalidade - acabado / inacabado;
- Apreciação dos valores tonais revelando a tridimensionalidade do referente.
Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.