Sumários

Desenho de Observação de bustos de gesso.

29 Outubro 2024, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Continuação da abordagem inicial à representação da figura humana.

Desenho de representação da cabeça humana, a partir de bustos de gesso.

Indicações genéricas sobre estruturação inicial da representação da cabeça humana:

— Eixos, inclinações que determinam a posição relativamente ao observador;

—  Várias indicações sobre métricas, posicionamento de elementos e ângulos notáveis; — Alerta sobre erros comuns que ocorrem na representação da cabeça da figura humana, designadamente, a tendência para o prognatismo, localização da orelha, o olho em escorço, truncar do cérebro entre outros.

— Referência à nomeação de alguns pontos e ângulos notáveis da cabeça humana.

— Sugestão para uma modelação a partir da mancha, evitando a tendência para o excesso de recurso às linhas de contorno e intorno.

— Indicação para modelar da formas gradualmente, após uma definição meramente indicativa e referencial da localização das diversas partes, mais importantes, que compõem a cabeça, a partir dos respetivos e distintos pontos de vista.

— Reforço do enfoque no problema da escala e ocupação da página - composição com um ou mais elementos.

 

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.

 


Desenho de Observação de estátua de gesso - torso clássico.

28 Outubro 2024, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenho de observação da estátua de gesso - torso:

- Introdução teórica acerca de diversas partes da figura humana com indicações anatómicas e alertas para erros recorrentes na sua representação.

- Indicações acerca da construção dos desenhos a partir da formulação inicial baseada nas proporções e na perceção dos principais eixos da figura - cabeça, cinturas pélvica e escapular e sinuosidade geral do torso;

- Definição das formas e das transições de superfície a partir da manipulação do claro escuro, recorrendo à borracha evitando as linhas de intorno.

- Sugestão da inclusão, recorrendo à transparência, do esqueleto humano na figura previamente desenhada, visando a compreensão da estrutura e fisionomia do corpo humano.

 

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.


Desenho de Observação de estátua de gesso - torso clássico.

24 Outubro 2024, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenho de observação da estátua de gesso - torso:

- Introdução teórica acerca de diversas partes da figura humana com indicações anatómicas e alertas para erros recorrentes na sua representação.

- Indicações acerca da construção dos desenhos a partir da formulação inicial baseada nas proporções e na perceção dos principais eixos da figura - cabeça, cinturas pélvica e escapular e sinuosidade geral do torso;

- Definição das formas e das transições de superfície a partir da manipulação do claro escuro, recorrendo à borracha evitando as linhas de intorno.

- Sugestão da inclusão, recorrendo à transparência, do esqueleto humano na figura previamente desenhada, visando a compreensão da estrutura e fisionomia do corpo humano.

 

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.


Desenho de Observação de referente composto com estátua de gesso coberta com papel amachucado.

23 Outubro 2024, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Proposta de referente composto com estátua de gesso coberta com papel amachucado amarrado à estátua:

- Indicações para a obtenção de proporcionalidade global da forma, no lançamento inicial dos desenhos, partindo da medida da cabeça do torso da estátua (descoberta), visando a obtenção do máximo de ocupação do espaço do suporte do desenho;

- Instruções para uma abordagem alicerçada na síntese e esquematização das formas irregulares;

- Sugestão para a inclusão de diferentes índices de acabamento dos desenhos com intencionalidade - acabado / inacabado;

- Apreciação dos valores tonais revelando a tridimensionalidade do referente.

 

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.

 


Desenho de Observação de referente composto com estátua de gesso coberta com papel amachucado.

22 Outubro 2024, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Proposta de referente composto com estátua de gesso coberta com papel amachucado amarrado à estátua:

- Indicações para a obtenção de proporcionalidade global da forma, no lançamento inicial dos desenhos, partindo da medida da cabeça do torso da estátua (descoberta), visando a obtenção do máximo de ocupação do espaço do suporte do desenho;

- Instruções para uma abordagem alicerçada na síntese e esquematização das formas irregulares;

- Sugestão para a inclusão de diferentes índices de acabamento dos desenhos com intencionalidade - acabado / inacabado;

- Apreciação dos valores tonais revelando a tridimensionalidade do referente.

 

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.