Sumários

Desenho de observação de conjunto de formas diédricas e curvas (Turno B)

14 Outubro 2021, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Representação à mão levantada de uma composição formada com um conjunto de formas diédricas e curvas com o objectivo de consciencializar os alunos dos erros decorrentes na representação de círculos de contornos aparentes em escorço, considerando a linha do horizonte, pontos de fuga de direcções dominantes  de nível e outros pontos de fuga aéreos e subterrâneos de outras direcções de perfil e oblíquas.  

Utilização de quadrados circunscritos em escorço como auxiliares na representação de círculos igualmente em escorço. 

Apoio individualizado aos alunos no decorrer da sessão.


Desenho de observação de objectos diédricos e curvos - parte 2 (Turno A)

13 Outubro 2021, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenho de referente composto por prancheta banco e aro circular.  

Ênfase na construção e relação espacial dos objectos com linhas de construção e transparências;
Perspetiva - procura dos pontos de fuga dos vários objectos; 
 Desenho integrado da elipse no rectângulo envolvente;
 Destaque numa area do desenho com integração de valores tonais.   
Apoio individualizado aos alunos no decorrer da sessão.


Desenho de observação de formas ortogonais (Turno B)

12 Outubro 2021, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenho de observação de objectos paralelepipédicos dispostos ortogonalmente. Desenho de construção partindo der um registo muito suave e acrescentando elementos e correcções evitando o uso da borracha e integrando transparências e estruturas geométricas dos referentes. Desenho evolutivo e construído com base em verificações de medições e estruturas dos objectos apresentados. Valorização da linha continua e pesquisadora das formas.

Apoio individualizado aos alunos no decorrer da sessão.


Desenho de observação de conjunto de formas diédricas e curvas (Turno A)

11 Outubro 2021, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Representação à mão levantada de uma composição formada com um conjunto de formas diédricas e curvas com o objectivo de consciencializar os alunos dos erros decorrentes na representação de círculos de contornos aparentes em escorço, considerando a linha do horizonte, pontos de fuga de direcções dominantes  de nível e outros pontos de fuga aéreos e subterrâneos de outras direcções de perfil e oblíquas.  Utilização de quadrados circunscritos em escorço como auxiliares na representação de círculos igualmente em escorço.

Apoio individualizado aos alunos no decorrer da sessão.


Aula de apresentação (turno B)

7 Outubro 2021, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Apresentação e caracterização conjunta dos três docentes da Unidade Curricular aos alunos. 

Metodologia, conteúdos, objectivos e descrição do processo de avaliação. Descrição de tópicos programáticos. Indicações sobre os materiais necessários e planeamento das primeiras aulas.