Programa

Design de Edição

Licenciatura Bolonha em Arte Multimédia

Licenciatura Bolonha em Design de Equipamento

Licenciatura Bolonha em Desenho

Licenciatura Bolonha em Pintura

Licenciatura Bolonha em Ciências da Arte e do Património

Licenciatura Bolonha em Escultura

Licenciatura Bolonha em Design de Comunicação

Programa

1. Paradigmas e problemáticas editoriais emergentes 1.1. Publicar como prática artística: do livro de artista à publicação expandida; 1.2. O livro como objeto de experimentação em Design de Comunicação; 1.3. Publicação própria: o designer como autor, editor, produtor e distribuidor; 1.4. Contaminações papel/pixel (replicação, remediação e hibridização): publicar num mundo predominantemente digital; 1.5. A manutenção da publicação impressa: o livro como paradigma; 1.6. Liberatura, hybrid novels e visual writing. 2. Produção editorial: edição, produção, circulação/distribuição, arquivo 2.1. Modelos alternativos: exploração das fronteiras da edição; 2.2. Metodologias de produção: criação, edição e gestão de conteúdos; 2.3. Processos colaborativos, interdisciplinares, relacionais e automatizados; 2.3. Redes de publicação independente; 2.4. Print on demand e vanity press.