Sumários
Desenho de modelo vivo
9 Dezembro 2019, 14:00 • José Artur Vitória de Sousa Ramos
Desenhos com grande desenvolvimento gráfico, contemplando o corpo, as suas extremidades e em particular a cabeça.
Experimentação de novos materiais ou técnicas de registo.
O desenho com hachures. A suas dificuldades e principais vantagens.
Poses de 130 minutos intercaladas com poses rápidas de 5 minutos para a elaboração de sínteses reveladoras do conhecimento adquirido (croquis).
Síntese – expressão gráfica própria (2)
9 Dezembro 2019, 10:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Insistência na ideia de um discurso gráfico como expressão artística autónoma: exploração dos meios actuantes do desenho por meio da investigação experimental, como meio de desenvolvimento de uma expressão gráfica própria. Continuação do trabalho segundo as orientações enunciadas na sessão anterior: síntese entre representação, expressão e a afirmação de um discurso gráfico próprio. 3 poses. |
Tema e variação
5 Dezembro 2019, 14:00 • José Domingos Fazenda Coelho de Andrade Rego
Três desenhos de uma hora cada, a partir da mesma pose, com três soluções gráficas diferentes.
Desenho de modelo vivo
4 Dezembro 2019, 14:00 • José Artur Vitória de Sousa Ramos
Desenhos com grande desenvolvimento gráfico, contemplando o corpo, as suas extremidades e em particular a cabeça.
Experimentação de novos materiais ou técnicas de registo. Por exemplo o desenho avivado a branco em folha de cor. Suas dificuldades e vantagens. Desenvolvimento gráfico muito acentuado ao nível da caracterização da forma e da superfície.
Poses de 120 a 140 minutos intercaladas com poses rápidas de 5 minutos para a elaboração de sínteses reveladoras do conhecimento adquirido (croquis).
Síntese – expressão gráfica própria (1)
4 Dezembro 2019, 10:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Síntese do trabalho explorado e desenvolvido nas sessões anteriores. Orientações a observar nos desenhos de figura das próximas sessões: equilíbrio entre um registo com correcta observância dos processos de observação, análise e representação gráfica e um registo que traduza um discurso gráfico coerente com a vocação expressiva de materiais, processos e técnicas, consonante com a afirmação de uma individualidade gráfica autónoma. 3 poses. |